DISTRITO FEDERAL, Brasília - Coleção é composta por 25 volumes e reúne mais de sete mil desenhos da flora da região que hoje corresponde à Colômbia e ao Equador


Sítio Roberto Burle Marx (Foto: Acervo SRBM/Iphan)

Na próxima segunda-feira, 29, às 10h, o Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) vai receber do Consulado da Espanha a doação de uma valiosa coleção de livros intitulada “Flora de La Real Expedición Botanica del Nuevo Reino de Granada”, de José Celestino Mutis y Bosio. O sítio é unidade especial vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A cerimônia de doação contará com a presença do cônsul-geral da Espanha, Dom Luis Prados Covarrubias, e uma apresentação do pianista Frederico Carvalho. Algumas das publicações estarão abertas no Ateliê, mostrando espécies ilustradas na obra. Em seguida, haverá o lançamento do livro “Três dimensões do jardim”, do arquiteto da paisagem Carlos Fernando de Moura Delphim.

“Esse aporte fornecerá subsídios importantes às ações de pesquisa e produção de conhecimento, área à qual o SRBM vem se dedicando com o objetivo de atender ao desejo de Roberto Burle Marx, que deixou gravado na escritura de doação de seu Sítio ao governo federal a incumbência de se utilizar a propriedade ‘como um centro de estudos e pesquisas relacionadas com paisagismo e conservação da natureza’”, esclarece a diretora do SRBM, Claudia Storino.

Storino ainda informou que recentemente foi instalado no Sítio – e já está em pleno funcionamento – o herbário, cuja coleção científica será disponibilizada online, em colaboração com outras instituições de pesquisa ao redor do mundo. “Com a inscrição do Sítio Roberto Burle Marx na lista do Patrimônio Mundial, pela Unesco, a produção de conhecimento e a contribuição da unidade para o campo da ciência se reveste de um significado ainda maior”, afirma.


(Foto: Acervo SRBM/Iphan)

A Coleção
Composta por 25 livros de ilustração botânica, a obra que será doada é resultado de uma expedição que durou 30 anos (1783 a 1813) no território do então chamado Vice-Reino da Nova Granada, que atualmente corresponde à Colômbia e ao Equador. A “Expedição Botânica do Novo Reino de Granada” teve como objetivo criar um inventário natural dessa região, durante o reinado de Carlos III. Empreendida pelo sacerdote, astrônomo, matemático e médico espanhol Mutis e financiada pela Coroa Espanhola, foi responsável por herborizar e classificar cerca de 10% da flora desse território, culminando em uma monumental investigação florística e iconográfica.

“Doar esta coleção tão valiosa para uma instituição como o Sítio Burle Marx é para nós uma grande satisfação”, afirma o Cônsul Luis Prados Covarrubias. “É uma oportunidade de colaborar com um centro de estudos, pesquisas de paisagismo e conservação da natureza de excelência, cuja importância acaba de ser reconhecida pela Unesco com o título de Patrimônio Mundial.”

Com volumes organizados por famílias botânicas e com lâminas de plantas, a coleção retrata uma das floras tropicais mais ricas do mundo, com desenhos de alta qualidade artística e científica e de grande interesse histórico. Ao todo, 3.500 espécies de plantas tropicais e 7.000 animais foram classificados e retratados durante a expedição.

Com o objetivo de desenhar o maior número possível de plantas, uma equipe de artistas, principalmente locais, produziu essa coleção de desenhos botânicos, considerada uma das mais importantes, sofisticadas, luxuosas e ricas que se conhece na história. Sob a supervisão de Mutis, quase 50 artistas participaram da obra, e cada um deles especializado em uma área, como estrutura floral, iluminação ou caligrafia. Para conseguir os pigmentos mais adequados, foram utilizadas propriedades de tingimentos dos próprios vegetais, minerais e animais locais.

Programação
10h às 10h45: Chegada dos convidados ao SRBM, subida ao Ateliê.
11h: Início do evento no Ateliê (Alguns dos livros estarão abertos, no Ateliê, mostrando espécies que existem no acervo botânico do SRBM)
– Abertura da cerimônia de doação, com a apresentação do pianista Frederico Carvalho – Fala oficial do cônsul da Espanha no Brasil, Dom Luis Prados Covarrubias
– Agradecimento da diretora do SRBM, Claudia Storino
– Palestra do arquiteto da paisagem Carlos Fernando de Moura Delphim
12h15 às 13h15: Brunch na Cozinha de Pedra (salão de festas de Burle Marx)
13h30: Lançamento do livro “Três dimensões do jardim”, de Carlos Fernando Delphim, com apresentação da publicação pelo autor
16h: Encerramento

Ficha Técnica da obra “Flora de la Real Expedición Botánica del Nuevo Reino de Granada”
Título completo: Flora de la Real Expedición Botánica del Nuevo Rei no de Granada : (1783-1816) / promovida y dirigida por José Celestino Mutis ; publicada bajo los auspicios de los gobiernos de España y de Colombia y merced a la colaboración entre los Institutos de Cultura Hispánica de Madrid y Bogotá.
Autor: José Celestino Mutis y Bosio
Editora: Ediciones Cultura Hispánica - Madrid, 1954

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31