PORTUGAL, Lisboa - Conselho Intergovernamental de Ibermuseus definiu planejamento para 2022


Fonte: Ibermuseus

Por meio de um extenso processo de avaliação e planejamento, nos dias 9 e 10 de dezembro o Conselho Intergovernamental de Ibermuseus (CI) definiu a gestão de 2022.

Os membros do CI foram compostos por representantes da Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai avaliaram a gestão de 2021 e definiram ações que continuam fortalecendo o setor e favorecendo sua sustentabilidade.

Em termos de avaliação, cada um dos representantes fez um breve panorama da situação em seus respectivos países. Entre eles, destacam-se situações comuns existentes na região, por exemplo, o processo de abertura progressiva dos museus e os ajustes administrativos, técnicos e financeiros efetuados no contexto da atual conjuntura marcada pela pandemia.

No âmbito da proposta, a partir das atividades definidas pelas tabelas técnicas das linhas de ação dos Ibermuseus, os membros do CI definiram ações destinadas a fortalecer as práticas museológicas e apoiar a gestão das instituições museológicas ibero-americanas durante o ano de 2022, um ano que também será marcado pela comemoração dos 50 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, cujos postulados orientaram a direção dos museus da região.

O planejamento aprovado para 2022 contempla a realização do Encontro Ibero-Americano de Museus, as convocatórias do 12º Prémio Ibermuseus de Educação, o 5º Fundo Ibermuseus para o Património Museológico e as Bolsas Ibermuseus de Capacitação. Além de palestras, minicursos e uma série de ferramentas e recursos a serem desenvolvidos, como o Projeto de digitalização de acervos em chave de gênero, o Guia de auto avaliação em sustentabilidade, o Guia de criação e avaliação de públicos virtuais atividades, entre outros.

Agradecemos a participação de todos os representantes dos países, o que reforça o compromisso com a articulação regional e o trabalho conjunto em prol dos museus ibero-americanos.

Fonte: Ibermuseus

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31