BRASIL, Rio de Janeiro - No dia 21 de março, os responsáveis de comunicação das Direções Gerais de Museus e demais órgãos governamentais responsáveis ​​pelas políticas públicas para museus, realizaram sua primeira reunião


Fonte: Ibermuseos

Com o objetivo de fortalecer a promoção dos museus e a comunicação regional sobre o setor -com a geração de campanhas e ferramentas-, a Rede atuará na circulação do conhecimento e a apropriação da memória social, a preservação e o acesso ao patrimônio museológico ibero-americano. Participaram do encontro responsáveis de comunicação de 9 dos 13 países membros do Ibermuseus: Brasil, Chile, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai.

A Rede trabalhará de forma articulada e colaborativa para promover a paixão pela experiência museal para sua fruição e acesso e, também para ampliar a divulgação tanto dos projetos museológicos dos países ibero-americanos, como também das ferramentas, recursos, projetos e iniciativas promovidas pelo Programa para o setor de museus.

Alan Trampe, presidente do Conselho Intergovernamental do Programa, deu as boas-vindas às comunicadoras e aos comunicadores e, enfatizou a importância da formação da Rede neste ano, que marca os 50 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, um hito regional que traçou a trajetória dos museus enfatizando seu papel e a relevância da sua atividade como motor de progresso. E, 15 anos após a Declaração da Cidade do Salvador, a gênese do Programa Ibermuseus, como instância de promoção e articulação de uma política museológica ibero-americana.

Para ir definindo a lógica de funcionamento da Rede, foi acordada a metodologia de trabalho com a perspectiva de encontrar linhas comuns que facilitem um trabalho articulado e colaborativo para amplificar as mensagens e, desta forma, permitir que mais museus e mais públicos tenham acesso aos recursos e propostas gerados tanto pelos museus da região ibero-americana como pelo Programa.

Foi um grande começo com bons presságios, compromisso e contribuições que se materializarão em ações comuns que comunicaremos nos próximos dias.

Celebramos este espaço e desejamos vida longa à rede!

Fonte: Ibermuseos

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31