CHILE, Santiago do Chile - Pelo terceiro ano consecutivo, o Ibermuseus tem o prazer de anunciar os minicursos de capacitação 2022


Fonte: http://www.ibermuseos.org/pt/

Os minicursos propostos na agenda de atividades Ibermuseus 2022 procuram promover práticas sustentáveis ​​nos museus por meio do seu impacto positivo no território e na vida das pessoas e a sua sustentabilidade através da geração de fontes de recursos autogerenciados que fortalecem a sua gestão e funcionamento.

No ano de celebração do 50º aniversário da Mesa Redonda de Santiago do Chile e do 15º aniversário da Declaração da Cidade do Salvador, o Ibermuseus retoma a ideia de Museus em transformação para apresentar dois minicursos virtuais e gratuitos independentes e inter-relacionados. São minicursos que reivindicam as novas práticas museológicas após algumas décadas desses importantes eventos para o nosso setor.

A Mesa Redonda de Santiago promoveu o diálogo sobre a relação dos museus com o meio rural e urbano, com o desenvolvimento científico e tecnológico e com a educação permanente, desde então se afirmou que os museus deveriam assumir um papel determinado e ativo nas comunidades educativas e nos contextos de suas próprias realidades.

Por sua parte, a Declaração da Cidade de Salvador da Bahia reivindicou a capacidade de construir comunidade por meio da educação. Os museus, com suas coleções e programas, geram um tecido social essencial nessa construção.

O museu em movimento: práticas e metodologias de gestão comunitária primeiro minicurso, será realizado entre 10 e 13 de maio de 2022, das 10h às 12h (horário do Chile).

INSCREVA-SE AQUI

Este primeiro minicurso teórico-prático buscará ampliar as perspectivas sobre as possibilidades oferecidas pela gestão participativa integrada à comunidade. Realizado virtualmente e sem custo, o minicurso propõe, por meio de diferentes práticas e experiências realizadas por museus ibero-americanos, refletir sobre a relação museu-comunidade.

O museu em ação: práticas e metodologias para a gestão de recursos financeiros autogerados, acontecerá entre os dias 5 e 8 de julho de 2022, das 10h às 12h (horário do Chile). Inscrições em breve.

Este minicurso apresentará ferramentas, práticas e regulamentações para a geração de recursos pelos próprios museus.

Os minicursos, ministrados por profissionais especialistas ibero-americanos, terão a duração de 8 horas e serão divididos em 4 sessões de 2 horas e meia cada. As sessões serão divididas entre teoria, troca de experiências e prática através de um pequeno círculo de aprendizagem.

Não deixe de participar! Convidamos você a estar atento às nossas redes para ingressar neste espaço de ação, troca e construção coletiva de conhecimento.

Juntos e conectados vamos mais longe!

Fonte: Ibermuseos

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31