BRASIL, Brasília - A secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC), Mariana Ribas, recebeu na manhã desta segunda-feira (10), em seu gabinete, uma comitiva neerlandesa para uma visita de cortesia.

O grupo reafirmou, ao ministério brasileiro, o interesse em manter atividades já iniciadas e se colocou à disposição para novas parcerias.

A secretária geral do Ministério da Educação, Cultura e Ciência dos Países Baixos, Marjan Hammersma, citou ações de intercâmbio em andamento, nas áreas de patrimônio e museus. No último mês de julho, técnicos do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reuniram-se pela primeira com o ministro Marcelo Calero. Na ocasião, foram convidados a ir aos Países Baixos para fazer intercâmbios e capacitações em temas de interesse comuns como: educação em museologia, digitalização de acervo e coleção de documentos antigos da presença deles no Brasil.

Presente na reunião, o diretor do Departamento de Promoção Internacional do MinC, Adam Muniz, afirmou que uma das metas da nova gestão é reforçar a promoção da cultura nacional no exterior, em especial em seu aspecto econômico. Segundo o diretor, as ações bilaterais e parcerias com blocos de países serão baseadas no interesse das respectivas nações nas expressões artísticas.

Uso de patrimônio
Uma das iniciativas de interesse dos holandeses é o "reUso" de espaços tombados que perderam sua finalidade ao longo dos anos. Trata-se da reutilização de antigos edifícios históricos que já não são utilizados pela população. Eles ofereceram a expertise neerlandesa para atuar em conjunto com o Brasil neste assunto.

Em maio deste ano, os holandeses expuseram, na sede do Iphan em Pernambuco, a mostra ReUso na Holanda: Reciclagem de Patrimônio Histórico, que revelou em detalhes 12 projetos de reutilização de construções que originalmente abrigavam igrejas, indústrias e espaços comerciais.

A secretária Marjan aproveitou a oportunidade para convidar Mariana Ribas a um evento, previsto para dezembro deste ano, no Rio de Janeiro, sobre trocas de experiências em gestão cultural. Ainda participaram da reunião o embaixador Han Peters, a assessora cultural da embaixada Sra. Lieselotte Pellens e o representante do ministério holandês Henk Heikamp.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31