BRASIL, Brasília - O Programa Ibermuseus realiza o 10º Encontro Ibero-americano de Museus em setembro, após um processo que começou com os primeiros dias de reflexão em novembro de 2021 e a antessala virtual que acabamos de realizar nos dias 8 e 9 de junho


Fonte: https://eim.inah.gob.mx/index.php

A Antessala virtual foi acompanhada por cerca de 350 pessoas da região ibero-americana que acompanharam as provocações geradas nas mesas de: Educação e Museus; Museologia e gênero; Museus no mundo digital e Descolonização e patrimônio museológico.

Esses processos fundamentais nos permitiram agregar visões diversas e identificar os temas e propostas mais relevantes de nossos tempos atuais que se refletirão na agenda do evento.

Com esse mesmo desejo, convidamos os trabalhadores de museus, profissionais, representantes de instituições, organizações, pesquisadores, estudantes e todos os interessados ​​a se inscreverem no evento – que será presencial e virtual – e apresentarem seus trabalhos e experiências. A convocatória para inscrições estará aberta até 9 de agosto, enquanto os trabalhos e experiências podem ser apresentados até 10 de julho através do microsite: https://eim.inah.gob.mx/index.php

O Encontro Ibero-americano de Museus (EIM) celebrará sua décima edição no marco do 50º Aniversário da Mesa Redonda em Santiago do Chile e quinze anos após a celebração do Primeiro Encontro (2007).

O museu urgente: ação para um futuro sustentável é o tema que nos une para chamar a atenção para a importância dos museus para a coesão social, a preservação do nosso património e da nossa memória. E, ao mesmo tempo, identificar ações de fortalecimento interinstitucional, governança e políticas públicas integrais.

O Encontro -que acontecerá de 26 a 30 de setembro, na Cidade do México, no marco da Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável MONDIACULT 2022-, é uma iniciativa conjunta do Programa Ibermuseus, do Instituto Nacional de Antropologia e História do Ministério da Cultura do México, da Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia (ENCRYM-INAH) e do Programa de Fortalecimento de Museus do Museu Nacional da Colômbia-Ministério da Cultura.

Fonte: Ibermuseus

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31