COLÔMBIA, Bogotá - O Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco) ganhou nova sede, em Bogotá, na noite dessa terça-feira (18).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro da Cultura, Marcelo Calero, e com apresentações culturais de artistas brasileiros. Fundado há 21 anos pela Embaixada do Brasil, é o maior centro de cultura brasileira no mundo.

"Este edifício, além da bela arquitetura, representa sem dúvidas um legado da cultura brasileira aqui na Colômbia. O Ministério da Cultura (MinC) do Brasil está à disposição do Ibraco e da Embaixada brasileira para todos os trabalhos e tarefas. Este instituto será uma referência para o nosso trabalho", destacou Marcelo Calero.

A diretora-executiva do Ibraco, Margarita Durán, que foi consulesa no Rio de Janeiro durante cinco anos, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Ibraco no ensino da Língua Portuguesa na Colômbia. "Graças ao trabalho do Ibraco e de seus funcionários, no dia de hoje, estão prestando exame de proficiência em Português 600 candidatos em Bogotá, Cali, Medellin, Letícia e Bucaramanga", informou.

embaixador brasileiro na Colômbia, Julio Bitelli, que assumiu o cargo nesta semana, demonstrou contentamento em iniciar o trabalho no país com a cerimônia de inauguração do Ibraco. "Fiquei muito impressionado com o trabalho que esse instituto vem fazendo em seus 21 anos de vida. E não há dúvidas de que seguirá neste lindo e positivo caminho. Esta é mais que uma casa do Brasil na Colômbia. É uma casa brasileira para os colombianos", afirmou.

A cerimônia de inauguração contou com apresentações da cantora mineira Carla Gomes, que interpretou clássicos do samba, da bossa nova e da MPB, e do grupo carioca #Passinho, que veio à Colômbia para apresentar-se durante a segunda edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul 2016), que segue até esta quinta-feira (20), em Bogotá.

A nova sede do Ibraco é um moderno edifício de 3,2 mil metros quadrados, que conta com auditório, 32 salas de aula, cafeteria e a única biblioteca na Colômbia especializada em literatura brasileira. Além de oferecer cursos de português a colombianos e de espanhol a brasileiros recém-chegados, é responsável pela aplicação do Celpe-Bras, exame de proficiência em Língua Portuguesa.

O novo espaço permitirá aproximar ainda mais os colombianos da riqueza cultural brasileira e atender aos mais de 4 mil estudantes, profissionais, executivos e funcionários de empresas interessados em aprender a Língua Portuguesa.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31