BRASIL, Brasília - Agendas culturais comuns entre Brasil e Portugal. Esse foi o tema da reunião desta quinta-feira (8), em Brasília, entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral.

Ações conjuntas em eventos internacionais, a Feira do livro em Lisboa, e a X Reunião de Ministros da Cultura no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foram algumas das questões tratadas.

Durante o encontro, o ministro da Cultura, Roberto Freire, defendeu maior sinergia e cooperação entre países em eventos culturais conjuntos internacionais. "Seria bom trabalhar em conjunto, não apenas Brasil e Portugal, mas entre os países da CPLP porque nossa presença fica mais significativa e não tão isolada", afirmou.

Em relação a esse tema, o embaixador Jorge Cabral mencionou expectativa grande de presença do Brasil na próxima edição da Feira do Livro de Lisboa, em 2017.  Sobre essa questão, o ministro Roberto Freire garantiu que haverá "um compromisso do MinC de uma participação mais expressiva".

Outro tema mencionado durante a reunião foi a inclusão dos dois países na 10ª Reunião de Ministros da Cultura da CPLP, a ser realizada no Brasil no dia de 5 de maio do próximo ano, data em que se comemora o Dia Internacional da Língua Portuguesa. O último encontro ocorreu em Maputo, Moçambique, em 2014.

A CPLP
A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que completou 20 anos em 2016, é um organismo internacional que busca aprofundar cooperação e amizade entre os países lusófonos. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  

Em 31 de outubro deste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa da CPLP, que tem vigência de dois anos (2016-2018). Além da promoção do idioma, presente em nove países como língua oficial e o sexto idioma mais falado no mundo, como um ativo cultural, o MinC apoia e busca dar continuidade ao programa CPLP Audiovisual. O programa é uma iniciativa multilateral que tem por objetivo aprofundar as parcerias com as televisões públicas dos países lusófonos.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31