PORTUGAL, Lisboa - A contadora de histórias e Professora Universitária Eliana Yunes e os escritores Clovis Levi e Flávia Lins e Silva são os representantes do Brasil no 3º. Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, promovido pela Fundação “O Século”, que irá decorrer de 13 a 18 de Março de 2017.

logo elijl 2017Eliana Yunes, doutorada em letras, é Professora Adjunta do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi a criadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e da PNL – Fundação Biblioteca Nacional. Investigadora de temas ligados à leitura, conta com várias publicações em diferentes países. Ensaísta, crítica e investigadora em formação de leitores, interdisciplinaridade, infância e cultura, é, ainda, assessora da UNESCO para políticas de leitura e foi coordenadora adjunta da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e Diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (IILER).

Depois da estreia no ano passado, Clovis Levi participa pela segunda vez consecutiva no Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Lusofonia. O escritor, ator, encenador e professor de Teatro, destaca-se na literatura para a infância e juventude por abordar temas polémicos e menos comuns como a bissexualidade ou a morte.

O Beco do Pânico (2009) e A Cadeira Que Queria Ser Sofá (2012), são os livros de maior destaque de Clovis Levi enquanto escritor, que é, ainda, autor dos livros Proibido Pensar e O Pinguim que morria de frio.

Flávia Lins e Silva, formada em Jornalismo, fez o mestrado em literatura infantil na Roehampton University, de Londres. A escritora conta com mais de uma dezena livros publicados para crianças e jovens, entre eles Diário de Pilar na Grécia; Diário de Pilar na Amazônia; Nas folhas do Chá; Mururu no Amazonas, que ganhou o prémio de melhor livro do ano, na categoria juvenil, em 2011, da Fundação Nacional do Livro do Brasil.

Promovido, mais uma vez, pela Fundação “O Século”, este 3º Encontro arranca dia 13 de Março, com a visita de escritores, contadores de histórias e ilustradores às escolas, onde irão participar em sessões de leitura com crianças dos estabelecimentos de ensino dos vários concelhos da Grande Lisboa.

A partir de 16 de Março, os trabalhos deste 3º Encontro centram-se nas instalações da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, onde escritores, ilustradores, contadores de histórias e diferentes especialistas se vão reunir com o objetivo promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.

António Torrado, Odair V. Rodrigues (Cabo Verde) e Teresa Noronha (Moçambique), Rita Taborda Duarte, Luísa Ducla Soares são alguns dos nomes de escritores que já confirmaram a sua presença na edição deste ano.

O 3º Encontro vai, ainda, contar com a presença dos ilustradores Mafalda Milhões e Margarida Botelho.

Manuela Silva, Rede de Bibliotecas Escolares; Fernando Pinto Amaral, Diretor do Plano Nacional de Leitura; José Jorge Letria, Sociedade Portuguesa de Autores e Elísio Sumavielle, Presidente do Centro Cultural de Belém e ex-Secretário de Estado da Cultura, são alguns dos convidados especiais que marcarão presença neste Encontro.

Para informações e inscrições, consulte site oficial do Encontro em www.lusofonia.oseculo.pt 

(fonte: divulgação do evento) 

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31