BRASIL, Porto Alegre - Ocorreu na última segunda-feira (27) a reunião do Conselho Executivo da Rota Internacional Jesuítica da América do Sul, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Parte do 2° Encuentro Internacional de Gobernadores, Intendentes, Prefeitos y Alcaldes del Circuito Internacional de las Misiones Jesuíticas de Sudamérica, a reunião contou com a presença do secretário adjunto André Kryszczun, representando a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel).

Na oportunidade, Kryszczun destacou as ações do Governo do Rio Grande do Sul para a Região Missioneira. "É importante os cinco países estarem unidos para a consolidação deste projeto turístico, bem como o setor público e a iniciativa privada trabalharem conjuntamente para a inserção e integração da cultura, história e religião dos nossos povos", afirmou.

Também estiveram presentes o prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, o prefeito de Entre Ijuis e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Brasil Antonio Sartori, o governador do Departamento de Santa Cruz, Ruben Aguilera, e o governador do Departamento de Itapúa, República do Paraguai, Luis Gneiting.

O conselho tem por objetivo integrar os 30 povos que congregam as missões jesuíticas - sete no Brasil, 15 na Argentina e oito no Paraguai - para a formação e unificação do projeto "Circuito Internacional das Missões Jesuíticas e o Caminho das Missões", que pretende resgatar a história e refazer os caminhos percorridos pelos índios e jesuítas. As missões são reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.

Fonte: SEC RS

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31