BRASIL, Ouro Preto - A coleção Francisco Curt Lange de Documentos Musicais, pertencente ao acervo do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), foi inscrita no Registro Nacional do Brasil e no Registro Regional da América Latina e do Caribe do Programa Memória do Mundo da Unesco, referentes ao ano de 2017.

A escolha, baseada no significado da obra para a memória coletiva da sociedade, ocorreu em reunião do programa promovida em Willemstad, capital de Curaçao, no dia 27 de outubro. A cerimônia de entrega dos certificados se deu em 7 de dezembro, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro.



Saiba mais - A Coleção
A coleção Francisco Curt Lange abrange documentos do final do século XVIII até o início do século XX. Corresponde, em sua maioria, a obras de ofícios religiosos, música para banda, um pequeno número de música para orquestra, para piano, modinhas e trechos de óperas. São 1.115 obras musicais completas manuscritas e impressas, mais um lote de fragmentos de papel de música. Há, ainda, 1.115 obras musicais completas manuscritas e impressas, mais um lote de fragmentos de papel de música. Há, ainda, 504 fotografias de documentos feitas por Francisco Curt Lange e 29 documentos avulsos.

Curt Lange
Francisco Curt Lange nasceu em Eilenburg, Alemanha, em 12 de dezembro de 1903, filho de uma família de classe média alta de ampla formação cultural, que propiciou a ele formação superior em Arquitetura, pela Universidade de Munique, além de uma excelente formação musical, entre outros estudos. Veio para a América do Sul em 1923, no primeiro pós-guerra, e pouco depois se naturalizou uruguaio. Sua intensa atuação como educador, pesquisador e animador cultural, durante praticamente todo o século XX, deu-se em um âmbito geográfico bastante amplo, de modo que se tornou um dos principais responsáveis pelo avanço da musicologia latino-americana e especialmente pelo desenvolvimento da musicologia histórica brasileira.

Mais informações
www.museudainconfidencia.gov.br/pt_BR/museu/colecao-de-manuscritos/v/colecao-francisco-curt-lange

Fonte: Ascom MI

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31