BRASIL, Brasília - O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, chega a Portugal neste final de semana para cumprir duas importantes agendas para promoção da cultura brasileira no exterior.

De sábado (5) a segunda-feira (7), participa do Encontro Global Horasis 2018 (Horasis Global Meeting), em Cascais, que reunirá 400 líderes mundiais do setor privado e de governos para discutir temas como crescimento econômico, desenvolvimento sustentável, inovação e desigualdade. Na terça-feira (8), Sá Leitão segue para Lisboa para reunir-se com o ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes.
O Encontro Global Horasis 2018 vai debater alguns dos principais desafios do mundo contemporâneo, sob o título "Inspirando nosso futuro" (Inspiring our future) – tema afim com a marca desta gestão do MinC, "Cultura Gera Futuro". Sá Leitão falará sobre as ações do Ministério da Cultura para incentivar e promover a cultura brasileira no Brasil e no exterior. Desde que assumiu o cargo, em julho do ano passado, ele tem enfatizado o lado econômico da produção cultural, sem prejuízo de seu papel simbólico para a formação tanto da identidade quanto da cidadania.
A campanha #CulturaGeraFuturo, lançada pelo ministro, destaca a contribuição das produções culturais para o desenvolvimento econômico. No Brasil, a economia criativa já responde por 2,64% PIB (Produto Interno Bruto, a soma de bens e serviços produzidos no país), à frente de setores tradicionais como as indústrias têxtil e farmacêutica; emprega 1 milhão de trabalhadores, envolve cerca de 200 mil empresas e entidades e proporciona uma arrecadação anual de R$ 10,5 bilhões em impostos.
"Nós podemos, se tivermos investimento consequente, articulado e significativo, em dez anos, nos tornar uma das cinco maiores potências culturais do mundo. Temos matéria-prima para isso. Podemos ser, no século 21, o que os Estados Unidos foram no século 20, ou seja, a principal potência cultural", afirmou o ministro no último dia 2, ao abrir o Circuito #Cultura Geral Futuro em Macapá (AP), que vem capacitando produtores culturais em todo o país para o uso dos mecanismos de incentivo fiscal do governo federal.
Bicentenário
Na pauta da reunião com o ministro de Portugal na terça-feira, estarão iniciativas conjuntas dos dois países na área da literatura, como o Prêmio Camões e o Prêmio Monteiro Lobato; a cooperação na preservação do patrimônio histórico; e as comemorações dos 200 anos da Independência brasileira, em 2022.
Fonte: MinC