BRASIL, São Paulo - A distribuidora O2 Play, representante internacional de vendas do último filme do diretor Hector Babenco, 'Meu Amigo Hindu', anuncia a exibição do longa-metragem em cinemas dos Estados Unidos.

Willem Dafoe em cena do filme lançado no cinemas em 2016

Sem data definida, as sessões devem ocorrer em Los Angeles e Nova Iorque ainda neste ano. "Estou muito feliz com a venda do filme. Procurei a O2 Play para fazer a distribuição internacional e pontual do Meu amigo Hindu, enquanto esperávamos o restauro dos outros filmes", explica Myra Babenco, hoje à frente da produtora HB Filmes, responsável pela obra do diretor (leia mais abaixo).

Já no próximo sábado, dia 18 de maio, o longa-metragem com Willem Dafoe participa do Marché du Film (Mercado do Filme) de Cannes (um dos maiores do mundo) com sessão exclusiva para compradores internacionais.

Para a head de aquisições e vendas da distribuidora, Margot Brandão, "nosso plano é entrar cada vez com mais força no mercado internacional, levando o cinema brasileiro para o mundo e dando o protagonismo que ele merece".

Sobre o filme
'Meu Amigo Hindu' conta a história do cineasta Diego, que sofre de um câncer terminal. Internado em um hospital, ele divide o quarto com um menino hindu, com quem faz amizade. As chances de sobreviver são mínimas, mas, caso ele vença a doença, terá um desafio: reaprender a viver.

Lançado no ano da morte do diretor, em 2016, o filme traz no elenco Maria Fernanda Cândido, Barbara Paz, Selton Mello, Guilherme Weber, Reynaldo Gianecchini, Denise Weinberg, Maitê Proença, Dan Stulbach e Dalton Vigh, é uma ficção com as memórias do cineasta enquanto esteve doente. Foi apresentado pela primeira vez na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2015. Willem Dafoe ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Montreal.

Obra restaurada
Conhecido por obras fundamentais do cinema brasileiro como 'Pixote, A Lei do Mais Fraco', 'O Beijo da Mulher Aranha' (indicado ao Oscar de Melhor Direção em 1986) e 'Carandiru', Hector Babenco terá toda sua filmografia restaurada.

A HB Filmes está em busca de parceiros e investidores e já planeja exibir os longas no Brasil e no exterior. "Eu assumi a HB para fazer o restauro da obra cinematográfica do Hector não apenas pelo valor pessoal, mas acredito que os filmes possuem um olhar único e uma função social, educativa que traz benefícios ao Brasil e o mundo", explica Myra. O restauro dos filmes está sendo feito sob a coordenação de Patricia De Filippi.

Atualmente a HB Filmes também está produzindo o documentário dirigido por Barbara Paz sobre Hector, "Tell me when I die", com estreia prevista o segundo semestre.

Sobre a distribuidora
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital. Possui contratos com plataformas como o iTunes, Google Play, Netflix, NOW, Claro Vídeos, Vimeo, ofertando além de conteúdos longa-metragem e seriados também serviços de delivery (Encoding).

A O2 Play lançou em cinema filmes como CIDADE CINZA (2013), com os grafiteiros OsGêmeos, LATITUDES (2014), romance com Alice Braga e Daniel de Oliveira que foi parte de um inovador projeto transmídia, JUNHO - O MÊS QUE ABALOU O BRASIL (2014), documentário da Folha de S. Paulo, primeiro filme a chegar aos cinemas e em VOD na mesma data, A LEI DA ÁGUA (2015), documentário de André D'Elia com produção de Fernando Meirelles, A BRUTA FLOR DO QUERER (2016), vencedor de 2 prêmios em Gramado, UMA NOITE EM SAMPA (2016), de Ugo Giorgetti, PARATODOS, doc sobre atletas paraolímpicos que após carreira elogiada pela críticas nos cinemas foi vendido para o mundo todo na NETFLIX, DO PÓ DA TERRA (2016), doc de Maurício Nahas, PESCADORES DE PÉROLAS (2015), ópera com direção de Fernando Meirelles transmitida ao vivo via satélite do Theatro da Paz para 10 salas de cinema, e ENTRE NÓS (2014), A NOITE DA VIRADA (2014) e ZOOM (2016), estes de produção da O2 Filmes em co-distribuição com a Paris Filmes.

Entre os lançamentos da O2 Play nos cinemas estão o longa-metragem TRAVESSIA, filme com Chico Diaz e Caio Castro, o documentário SEPULTURA ENDURANCE, sobre a banda brasileira de metal, COMEBACK, filme vencedor do prêmio de melhor ator para Nelson Xavier no Festival do Rio 2016 e MALASARTES E O DUELO COM A MORTE, grande produção da O2 Filmes dirigida por Paulo Morelli. Também entram na lista o documentário EXODUS- DE ONDE VIM NÃO EXISTE MAIS, produzido pela O2 e dirigido por Hank Levine e o longa A REPARTIÇÃO DO TEMPO, dirigido por Santiago Dellape. Também distribuiu nos cinemas no segundo semestre de 2018 o premiado documentário SER TÃO VELHO CERRADO dirigido por André D'Elia.

A O2 Play é pioneira em curadoria mundial no iTunes com a seção FERNANDO MEIRELLES RECOMENDA. Esta a primeira vez que a loja da Apple convidou um agente externo para sugerir filmes (confira em itunes.com/fmeirelles).

A O2 PLAY realiza a distribuição digital e encoding para dezenas de títulos e séries, além de vendas para TV e mercado internacional. Tivemos oito longas escolhidos pela Apple dentre "Os Melhores Filmes do Ano" entre 2014 e 2016.

Sobre a HB Filmes
A HB Filmes produtora foi fundada na década de 70 para atender as necessidades de seu sócio fundador Hector Babenco (1946-2016).

Após a morte de Hector, sua filha Myra Arnaud Babenco assumiu a Direção da Produtora. A filmografia da HB Filmes e do diretor, roteirista e produtor Hector Babenco se misturam.

Os filmes produzidos em mais de 40 anos foram
O rei da noite (1975)
Lúcio Flávio, o Passageiro da agonia (1977)
Pixote - a lei do mais fraco (1981)
O beijo da Mulher-Aranha (1985)
Brincando nos campos do Senhor (1991)
Coração iluminado (1996)
Carandiru (2003)
O passado (2007)
Meu amigo hindu (2015)

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31