BRASIL, São Paulo - Entre as grandes redes de livrarias do Ocidente, duas se destacam: a americana Barnes & Noble e a britânica Waterstones.


Foto: divulgação (Publishnews)

Em comum, elas têm um nome: James Daunt. Além de CEO das duas cadeias, ele é um pensador dos modelos vigentes no mercado livreiro contemporâneo. São deles frases como “A Amazon não é uma livraria, é uma vendedora de livros e há uma distinção entre as duas”; “As lojas precisam de amor e de dólares”; “Há limites para a experiência on-line. No mundo dos livros, ela é boa até certo ponto” e “A tela de computador é um ambiente terrível para escolher livros”. Todas elas já estamparam a frase do dia do PublishNews. Daunt será um dos destaques da programação profissional da Feira do Livro de Frankfurt anunciada na manhã desta quarta-feira (16).

A programação será inteiramente transmitida on-line e gratuita. Além de Daunt, a programação trará nomes como Ananth Padmanabhan, CEO da HarperCollins Publishers Índia; Videl Bar-Kar, diretor de áudio da Bookwire; o brasileiro Gustavo Lembert, fundador da TAG; Tiberius Ignat, da Scientific Knowledge Services; Paul Ayris, da UCL Library Services; Kristiina Hormia-Poutanen, diretora da Biblioteca Nacional da Finlândia e Jo Henry, da BookBrunch. Além de palestras e debates, a programação terá sessões de networking e até uma programação musical, emulando a experiência de estar no Frankfurter Hof, o hotel que é ponto de encontro obrigatório nas noites de Frankfurt.

As atividades serão divididas em cinco grandes eixos
1- Frankfurt Conference – Sinais de esperança: novas perspectivas para um futuro forte – Acontece de 12 a 15 de outubro, sempre das 10h às 12h30 (horário de Brasília). Na segunda-feira (12), o tema será “Academic & Scholarly” e reunirá nomes como Tiberius Ignat, da Scientific Knowledge Services; Paul Ayris, da UCL Library Services, e Kristiina Hormia-Poutanen, diretora da Biblioteca Nacional da Finlândia. “Rights & Licensing” será o tema da conferência da terça-feira (13). A ideia aqui é debater a compra e venda de direitos num mundo pós-covid-19 e o foco estará no Canadá e Espanha, os países homenageados de 2021 e 2022. A abertura ficará com Jo Henry, da BookBrunch e terá a participação de nomes como Janie Yoon, da House of Anansi Press, e Florence Bisch, diretora da Groupe Homme. Na quarta-feira (14), o tema será “Publishing Insights”, que vai debater a indústria em tempos de covid-19. A ideia deste dia é debater quais processos foram acelerados por conta da pandemia e responder perguntas como: o que manterá os editores resilientes no futuro? e "como podemos garantir que tópicos como diversidade e inovação não serão deixados de lado, quando a maior preocupação é a sobrevivência?". É neste dia que James Daunt fará a sua participação. Além dele, a programação de quarta-feira terá nomes como Ananth Padmanabhan, CEO da HarperCollins Publishers India; Jenny Fry, diretora comercial da Canongate, e o brasileiro Gustavo Lembert, fundador da TAGLivros e vencedor do Prêmio Jovens Talentos 2018. Encerrando a programação, na quinta-feira (15), a Frankfurt Conference se dedicará ao “Áudio”, cujo destaque será Videl Bar-Kar, diretor de áudio da Bookwire, e Magnus Nytell, chefe de expansão da Nextory.

2- Market Insights – Do Brasil à China: insights sobre os mercados internacionais de livros - Antecede a abertura da feira e começa já no dia 5 de outubro, com sessões diárias, de segunda a sexta, sempre às 4h30 (horário de Brasília), até dia 16 de outubro. A programação será divulgada em breve, mas os organizadores já adiantaram que representes de mercados de língua espanhola, do Brasil, Reino Unido, EUA, Alemanha, Finlândia, Rússia, Eslovênia, China e Indonésia apresentarão seus respectivos mercados. Quando sair a programação, ela estará disponível neste link.

3- Curated Networking – Encontrando novos parceiros de negócios – De 12 a 17 de outubro, serão formados grupos de 30 a 50 pessoas com o objetivo claro de fazer contatos de negócios durante uma hora. Durante os eventos, os participantes se encontrarão em uma plataforma digital e terão a chance de se conhecerem para intercambiar ideias com seus pares. Para garantir que os participantes encontrem contatos de negócios relevantes, as sessões de networking se concentrarão em determinados tópicos ou áreas de publicação. Já estão sendo planejadas sessões com foco em publicações infantis e em editoras universitárias na América Latina. A programação também não foi divulgada, mas quando sair, estará disponível neste link.

4- The Hof – O espaço digital informal para reuniões – Se, numa edição tradicional, presencial, o Agent Center é o cérebro da Feira, o hotel Frankfurter Hof é o coração. É ali onde os participantes do evento se encontram no fim de tarde para um drink e uma conversa informal, que muitas vezes se desdobra em negócios. Neste ano, a Feira quer emular essa experiência no ambiente virtual e criou um espaço para isso. Para já entrar no clima, o The Hof terá programação a partir do dia 24 de setembro e vai funcionar assim: cada sessão será aberta com um show – “Jazz and More”, com o guitarrista argentino Dario Acosta Teich e a vocalista e violoncelista Eleanor Dubinsky. Na sequência, acontecem palestras e entrevistas curtas e em seguida, serão formados grupos menores em que os participantes poderão trocar experiências e ideias. O primeiro encontro, no dia 24 de setembro, terá como tema as "Tendências em direitos e licenciamentos", com o agente literário Michael Gaeb. No dia 29, Nathan Hull e Najal Hansen Wilberg, da Beat Technology, vão falar sobre "O futuro do áudio". Juergen Boos estará no encontro do dia 1º de outubro ao lado de Jenny Kühne, chefe da programação on-line da Feira. No dia 6, Jannie Jeppesen, especialista sueca em EdTech, vai falar sobre o cenário deste segmento na Europa. No dia 12, encerrando a programação, o barman do Frankfurter Hof vai apresentar uma sessão especial com os principais drinks da casa. A participação nas sessões do The Hof é gratuita, mas é necessária uma pré-inscrição que pode ser feita clicando aqui.

5- E mais... Além destas programações, a Feira está preparando outros 36 eventos virtuais que serão apresentados durante os dias da feira (12 a 18/10). São sessões focadas nas tendências e nas questões atuais, conversas com especialistas em marketing, além de atividades que fazem alusão aos principais pavilhões da feira: THE ARTS +, Frankfurt Kids, Franfurt Academic, Frankfurt Authors e Frankfurt EDU. Esta programação será divulgada em breve.

Toda a programação é gratuita. Para participar, é necessário se inscrever na My Book Fair.


Hotel Frankfurter Hof, ponto de encontro obrigatório nas noites de Frankfurt | © Divulgação

Fonte: Publishnews - Leonardo Neto

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31