BRASIL, Brasília - A seleção vai escolher até 45 pesquisadores de projetos de pesquisa ativos do Programa CAPES/COFECUB


Foto: divulgação (Capes)

Uma iniciativa do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) vai selecionar coordenadores dos projetos de pesquisa ativos do Programa CAPES/Cofecub, para missão de trabalho na França, ainda em 2020. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 18. “Essa ação contribuirá para a retomada da mobilidade internacional no próximo ano, com segurança para os nossos pesquisadores”, avalia Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Um dos objetivos da atividade é discutir a retomada da mobilidade acadêmica internacional a partir de 2021. Outra finalidade é buscar soluções para reduzir os efeitos da pandemia nos trabalhos conjuntos desenvolvidos entre instituições de ensino e pesquisa brasileiras e francesas.

Dos 108 projetos vigentes, serão selecionados até 45 pesquisadores. Poderão participar do processo seletivo, preferencialmente, coordenadores que possuam título de doutor e vínculo empregatício permanente com a instituição principal ou associada.

As missões de trabalho poderão durar até sete dias. Elas acontecerão entre setembro e dezembro deste ano e serão executadas pelo Cofecub, que também será responsável pelo apoio financeiro para auxílio-deslocamento e diárias. A CAPES não repassará recursos extras para os projetos participantes.

Inscrição
Cada projeto poderá indicar apenas um candidato. É necessário estar cadastrado como membro da equipe no Sistema de Bolsas e Auxílio (SCBA) ou no Comprovante de Inscrição e a documentação completa deverá ser enviada pelo Sistema Linha Direta, até sexta-feira, 18.

A CAPES será responsável pelo recebimento e análise prévia dos documentos e dos requisitos das candidaturas indicadas. A avaliação final, aprovação e classificação ficarão a cargo do Cofecub.

Criado há 40 anos, o CAPES/Cofecub é o mais antigo acordo de cooperação da agência brasileira. O programa financia o intercâmbio científico e a criação de redes de pesquisa entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos, brasileiros e franceses.

Fonte: CCS/CAPES

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31