BRASIL, Brasília - O título de Capital Mundial do Livro da UNESCO em 2022 cairá para Guadalajara, no México


Foto: divulgação

A partir de 23 de abril de 2022, a cidade sediará um programa de eventos de um ano para celebrar livros, leitura e bibliotecas.

O programa World Book Capital oferece uma oportunidade para cidades de todo o mundo traçarem o perfil de sua própria herança literária e produção no cenário internacional e apresentar os escritores e leitores do futuro.

O vencedor do título para 2020 - selecionado pela Diretora Geral da UNESCO Audrey Azoulay, por recomendação de um comitê consultivo que inclui a UNESCO, IFLA, a International Publishers Association e a International Authors ’Federation - é Guadalajara, México.

Entre os pontos fortes da candidatura da cidade estavam seus planos de trabalhar com e por meio de livros para promover a inclusão e a paz.

Os planos gerais incluem esforços para recuperar os espaços públicos por meio de atividades de leitura, leitura para laços sociais e uso de contação de histórias para reforçar o orgulho do bairro. Há uma ênfase em garantir que os livros sejam acessíveis a todos e em seu papel na promoção de mudanças sociais positivas.

As bibliotecas serão uma parte fundamental da entrega, ao lado de livrarias, salas de leitura, editoras e a feira do livro de sucesso da cidade.

O Secretário Geral da IFLA, Gerald Leitner, disse: "É ótimo que Guadalajara seja a UNESO World Book Capital 2022, e tenho certeza que as bibliotecas de lá, e de todo o país, contribuirão para torná-lo um ano incrível. Congratulo-me fortemente com o foco nos livros como motores de mudança social positiva, algo que está no cerne do trabalho das bibliotecas em todo o mundo".

A IFLA espera trabalhar com seus membros em Guadalajara e no México em geral para garantir que as bibliotecas participem plenamente do cumprimento das metas do ano.

Fonte: IFLA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31