BRASIL, Brasília - O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve em agenda nesta quinta e sexta-feira (18 e 19.11) Montevidéu, no Uruguai


Ministro do Turismo do Brasil participou de uma série de reuniões com o presidente do Uruguai e demais autoridades (Crédito: Divulgação Presidência do Uruguai)

Na sexta, o ministro se reuniu com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Durante o encontro, ele reforçou a parceria entre os governos e o fortalecimento mútuo do turismo entre as duas nações.

Os encontros também contaram com a presença do chanceler da República do Uruguai, Francisco Bustillo; ministro do Turismo do Uruguai, Germán Cardoso Ferreira, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, e do embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio Ferreira Simões.

O Uruguai é o 4º país da América do Sul a enviar mais turistas para o Brasil, atrás de Argentina, Paraguai e Chile. Em 2019, o Brasil recebeu 364.830 visitantes uruguaios, um crescimento de 5% em relação a 2018. O lazer foi o principal motivo das viagens; 83,9% dos uruguaios buscaram aqui destinos com sol e praia, ecoturismo, turismo de natureza e de cultura. Os locais mais procurados a lazer foram Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).

“Em 2109, no primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro, já tivemos um aumento do número de uruguaios no Brasil. Nossa missão é fazer com que esse número continue crescendo. Nossa visita aqui tem o objetivo de fortalecer o Turismo entre os países”, destacou Álvaro Antônio.

O Uruguai também é um destino turístico muito procurado pelos brasileiros. Para o embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio Simões, muitas ações podem ser feitas para fortalecer o turismo entre os dois países. “Para o Uruguai, o Brasil é o segundo destino turístico mais importante. E cada vez mais há uma quantidade maior de turistas brasileiros no Uruguai. Há muitas ações que podemos fazer para fortalecer essa parceria", salientou.

OMT
Na visita ao Uruguai, o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashivil, também esteve presente. Nesta última semana, ao lado do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, cumpriu uma série de agendas no Brasil. Visitaram atrativos turísticos e se reuniram com o trade e lideranças do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Trancoso (BA).

Na pauta dos encontros estiveram a retomada do turismo, de forma segura e responsável, e investimentos no setor. Zurab reforçou ainda que irá abrir um escritório no Brasil da OMT – o primeiro da América Latina para aumentar a presença da organização em toda esta região.

Fonte: MTur - Patrícia Gomes

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31