RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Consórcio Paineiras-Corcovado, responsável pelo serviço de vans que leva visitantes ao monumento do Cristo Redentor, inaugurou hoje (28) uma nova estrutura para receber os passageiros em Copacabana, na zona sul do Rio.

O novo espaço funcionará no mesmo local onde os visitantes já embarcavam anteriormente, na Praça do Lido. A diferença é que agora terá uma sala de espera climatizada para atendimento preferencial e monitores com informações sobre tempo de espera para embarque.

Também serão usadas senhas para o embarque. As vans da Praça do Lido saem diariamente em direção ao Cristo Redentor, de 15 em 15 minutos, das 8h às 17h, horário de funcionamento estendido para alta temporada.

Os ingressos são vendidos pela internet ou no próprio local de embarque por R$ 64. Idosos acima de 60 e crianças de 5 a 11 anos pagam apenas o transporte, que custa R$ 40.

Além da Praça do Lido, é possível embarcar nas vans em outros dois locais: no Largo do Machado e no início da estrada para o Cristo Redentor, nas Paineiras.

A outra forma de chegar ao Corcovado é através de uma linha férrea, que sai do Cosme Velho. Nesse caso, o custo do ingresso é de R$ 68. Crianças de 6 a 11 anos pagam R$ 44. Não é possível chegar ao Cristo de carro.

Fonte: Agência Brasil - Vitor Abdala

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 28/12/2015 às 16:12hs - 64 visitas até 16/05/2016 ) 

SÃO PAULO, Santos - Uma grande estrutura toma conta do Salão do Pregão com brincadeiras e jogos voltados ao público infantil

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, prepara uma super programação para as crianças durante as férias escolares do mês de janeiro. Entre os dias 6 e 31, o equipamento oferece aos seus visitantes o espaço Café com Leite, com uma série de jogos educativos, brincadeiras para a família, teatro de fantoches, oficinas, pula-pula, piscina de bolinha e muito mais, com atividades específicas aos finais de semana. O espaço infantil funcionará sempre de quarta a domingo, das 10h às 16h, com valor de entrada a R$ 6,00 e gratuidade aos sábados.

O espaço Café com Leite será instalado no Salão do Pregão, que, devido às obras de restauro iniciadas no mês de novembro, está sem o mobiliário composto por 81 cadeiras 73 mesas e o vitral do artista Benedito Calixto, que também foi retirado. O local foi adaptado para receber famílias durante o período férias, oferecendo uma experiência lúdica e divertida durante a visita ao Museu do Café.

A programação começa no dia 6, das 10h às 16h, e as famílias que visitarem o museu encontrarão um espaço repleto de jogos educativos. Aos finais de semana, o espaço Café com Leite traz atrações especiais e para todos os gostos, como Contação de Histórias (09/01 e 23/01) e Teatro de Fantoches (10/01 e 24/01) aos sábados e Maratona da Família (10/01 e 23/01) e Quiz Café (17/01 e 31/01) aos domingos. Todas as atividades acontecem às 15h. Outra atração que irá compor o espaço em todos os domingos é a “Esculturas de Balões”, que acontece às 11h.

O ingresso para o espaço Café com Leite dá direito à visita às exposições do equipamento cultural, e vice-versa. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço
Espaço Café com Leite

Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Data: de 6 a 31 de janeiro
Expediente: de quarta a domingo, das 10h às 16h
Valor: R$ 6,00
Faixa-etária: 0 a 12 anos
Telefone: (13) 3213-1750

Fonte: divulgação por e-mail

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 26/12/2015 às 14:24hs - 92 visitas até 16/05/2016 ) 

RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Nesta quinta-feira, dia 24 de dezembro de 2015, foi publicada a Portaria que homologa o tombamento do Prédio da Antiga Faculdade de Medicina da Bahia, no município de Salvador, Estado da Bahia.

A decisão se deu após a manifestação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em sua 20ª reunião, através de análise do Processo nº 896 - T - 74 (01450.010897/2007-29). A Portaria de número 27, datada de 22 de dezembro de 2015 foi assinada pelo Ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, entrando em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União.

Fonte: Editoria RM (com informações do DOU)

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 26/12/2015 às 01:00hs - 113 visitas até 16/05/2016 ) 

RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - As duas décadas de carreira do artista carioca Walter Goldfarb serão celebradas em “Walter Goldfarb – Retrospectiva 1995–2015: Ela não gostava de Monet”,sob curadoria de Vanda Klabin, de 22 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016, no Centro Cultural Correios RJ, ocupando 1.000m2 de espaço expositivo.

Essa panorâmica da produção de Goldfarb reúne cerca de 40 trabalhos pontuais, selecionados pela curadora, vindos de coleções institucionais e particulares do Brasil e do exterior, entre elas obras nunca exibidas, guardadas por Goldfarb, e telas de 2015.
Sobre as pinturas como um todo, Vanda Klabin assinala que “registram o desenvolvimento peculiar do seu laborioso exercício de ateliê e visa contemplar também as suas estruturas seriadas, que proporcionam articulações infinitas, dando espessura aos trabalhos e fornecendo consistência plástica ao olhar.”

A opção curatorial é a de privilegiar o enfrentamento visual e simbólico das obras, independentemente de datas, escolhidas entre as séries Teatros Bíblicos, Branca, Negra, Teatros do Corpo, Lisérgica e a mais recente Brinquedo de Roda, a partir de Heitor Villa-Lobos.

Nas telas de Teatros Bíblicos, de escala monumental, o artista discute a relação da escrita com a geometria e a figuração através das sagradas escrituras e da arquitetura bíblica. Entre as técnicas empregadas estão a impressão a fogo, o bordado e a costura em cânhamo, piche e couro de vaca sobre aninhagem e lona. Como exemplo dessa série, a pintura “Mezuzá” possui formato de pergaminho com seis metros de comprimento, com escrituras judaicas gravadas sobre lona crua, e estará ao lado do primeiro trabalho de Goldfarb com figuras humanas, quase esboços, pintadas com piche.

Na série Branca, a pintura de escassez, trata das relações entre o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo através da ópera de Wagner, dos poemas de Teresa de Ávila e de mitos literários, como Fausto. O branco da têmpera toma conta da tela e a obra é feita com esboços de carvão, sem truques de sedução do olhar. O trabalho “Ela não Gostava de Monet”, que dá o título à exposição, reúne técnicas criadas pelo artista, como a pintura com esmerilhadeira no lugar do pincel, e bordados com fio retirado da própria lona do suporte.

Na Negra, a pintura sem luz, alude a Rembrandt, Goya, Velázquez, Da Vinci e Vermeer. Goldfarb substitui as áreas brancas da lona crua pelo preto das camadas com milhares de bastões de carvão (fusain). Submetidos a lavagens a cloro, os trabalhos revelam nuances alaranjadas e magentas, de acordo com a árvore que produziu o carvão.

Em Teatros do Corpo, as telas abordam a sexualidade na arte, o fetiche e a construção do corpo contemporâneo, espelhado no arquétipo greco-romano, partindo de uma pesquisa feita por Goldfarb em academias de ginástica da zona sul do Rio de Janeiro e na orla carioca. O artista anamorfoseia imagens de corpos de obras de Michelangelo, Caravaggio, Gustav Klimt e Egon Schiele com corpos de cartões postais de mulheres de fio dental na praia de Ipanema e Copacabana, revistas pornográficas femininas e masculinas, carnaval e lutas marciais.

Em reação às fases Branca e Negra, os trabalhos de Lisérgicabuscam na solaridade do Rio de Janeiro a cor e a luz para uma reflexão sobre a possibilidade de uma pintura neo-impressionista, mesclada ao Barroco tão presente na obra de Goldfarb. A paleta lisérgica é feita da mistura de nanquim com anilinas alcoólicas, que mudam de acordo com a luminosidade e se alterarão infinitamente através da irradiação e temperatura da luz.

A série mais recente, Brinquedo de roda, é baseada nas cantigas de roda de Heitor Villa-Lobos. A pesquisa e a construção física das peças começaram em 2012. O conjunto é formado por seis dípticos de grandes dimensões, em tons pastéis. Cada díptico é formado por duas telas:

 

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 26/12/2015 às 14:20hs - 134 visitas até 16/05/2016 ) 

DISTRITO FEDERAL, Brasília - É a maior demanda do Instituto desde sua fundação em 1937

O Centro Nacional de Arqueologia (CNA), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com sede em Brasília, encerra suas atividades em 2015 somando dez mil autorizações e permissões de pesquisas arqueológicas realizadas em todo o país. Os números correspondem às pesquisas autorizadas entre os anos de 1991 e 2015, todas executadas no território nacional. É um momento significativo para a Instituição, que enfrenta, na última década, a maior demanda desde a sua fundação, em 1937.

Conforme as normativas responsáveis pelo patrimônio arqueológico compete ao Iphan tanto a gestão dos sítios arqueológicos brasileiros quanto dos acervos oriundos destes sítios.

Isso significa que toda e qualquer pesquisa deve ser precedida de autorização formal do Instituto. Todo trabalho é realizado em conjunto pelo CNA, com apoio das superintendências do Iphan nos estados.

De acordo com o banco de dados do CNA, as pesquisas geraram um quantitativo superior a 20 mil sítios arqueológicos no Brasil, o que reflete a contínua e adensada ocupação do território brasileiro, desde épocas remotas, como o período pré-colonial ou pré-histórico.

Para o Coordenador de Pesquisas e Licenciamento do Centro Nacional de Arqueologia, Danilo Curado, os números representam não apenas a grandeza do patrimônio cultural brasileiro, como sua importância na construção da identidade nacional. De acordo com o coordenador, enquanto gestores do patrimônio arqueológico, resta-nos reconhecer o tamanho da envergadura e do lastro cultural que temos no Brasil, em muito subjetivado nos subsolos do nosso país”, acredita Curado.

Já a Diretora do Centro Nacional de Arqueologia, Rosana Najjar, afirma que o crescimento das pesquisas arqueológicas nos últimos anos mostra que Brasil reconhece a importância da valoração e preservação do patrimônio cultural de natureza arqueológica. “Hoje nosso país mantêm uma política pública para com o patrimônio arqueológico que o expõe como um dos principais do mundo. A materialização desta seriedade, dá-se com o crescimento do número de profissionais arqueólogos no quadro técnico do Iphan, com a criação de normativas que atualizam a gestão pública e novas perspectivas de mais trabalhos de acompanhamento e fiscalização”, completa Najjar.

Expectativas
Com o alcance deste resultado e as ações do governo federal na expansão de obras que aceleram o crescimento do país, os gestores do CNA, em conjunto com o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM/Iphan), esperam que em 2016 as ações de salvaguarda do patrimônio arqueológico sejam ampliadas, principalmente as atividades de fiscalização, em razão do aumento quantitativo no quadro técnico da sede e das superintendências espalhadas pelas cinco regiões do Brasil.

Fonte: Iphan

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 26/12/2015 às 00:56hs - 158 visitas até 16/05/2016 ) 

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