DISTRITO FEDERAL, Brasília - Programação, que teve início nesta semana, inclui cursos, shows, palestras e contação de histórias


Biblioteca Demonstrativa do Brasil retoma suas atividades de forma online (Crédito: Roberto Castro/MTur)

A Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB), localizada em Brasília (DF), voltou a ser um centro nacional de cultura e de promoção da literatura brasileira. Após o espaço passar por obras de revitalização, o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, lançou edital de chamamento público e liberou R$ 1,2 milhão para uma Organização da Sociedade Civil executar a programação cultural da biblioteca. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (18.01) com o projeto BDB Cultural.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, o espaço permanece fechado para visitação e, com isso, as ações que marcam a reinauguração da biblioteca serão realizadas virtualmente. Entre as atividades previstas para os próximos meses estão espetáculos de dança, teatro, música e exposições; ações pedagógicas, como ações literárias, workshops e cursos; e atividades de promoção da economia criativa e do empreendedorismo cultural, como oficinas de empreendedorismo, fotografia, artesanato, games e aplicativos.

PROGRAMAÇÃO 
Na segunda-feira (18.01) a contadora de histórias Nyedja Gennari abriu a programação apresentando, de forma poética e lúdica, a história da Biblioteca, que completou 50 anos em 2020. Nesta terça-feira (19.01), Nyedja volta a se apresentar, às 19h, dessa vez homenageando a capital federal, contando a história dos 60 anos de Brasília.

No dia 25.01, ocorre a primeira edição do BDB é Show!, com o espetáculo online “Jacá de Cantiga, Prosa e Verso”, da atriz, cantora e escritora Lilia Diniz.

Já no dia 26.01, a agenda conta com um ciclo de palestras e mesa-redonda que reúne representantes da Secretaria Especial da Cultura para uma conversa sobre o papel das bibliotecas públicas na sociedade.

E no dia 29.01, o BDB Cultural realiza seu primeiro sarau virtual com a participação de poetas, músicos e cantores de Brasília, sob a coordenação do poeta Mauro Rocha e dos curadores de artes cênicas, literatura e música da BDB Cultural.

Acompanhe a programação nas redes sociais do BDB Cultural: Instagram e Facebook.

Fonte: MTur - Vanessa Castro

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31