SÃO PAULO, Santos - Bate-papo com as vencedoras do concurso “A xícara do Museu” ocorrerá no dia 23; artigos, cursos e lives também integrarão o período


Museu do Café (Crédito: Ian Lopes)

Após a programação de férias oferecida durante todo o mês de janeiro, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – preparou uma agenda igualmente rica para fevereiro, incluindo conversa sobre cerâmica com as vencedoras do concurso “A xícara do Museu”, live com um grande equipamento parceiro da capital, cursos de barista e novo artigo para o blog.

Além do calendário de atrações, o MC reitera que, nos dias 6 e 7, o edifício estará fechado, seguindo as novas medidas estabelecidas pelo Governo do Estado ligadas ao combate do COVID-19, divulgadas durante coletiva de imprensa em 22/01. Na ocasião, o patrimônio poderá ser visitado entre quarta e sexta-feira, das 11h às 16h.

Live com Museu da Imigração
18 de fevereiro, às 17h
A relação entre as migrações e as telecomunicações ganhará destaque neste novo capítulo da série de colaborações entre o Museu do Café e o Museu da Imigração. No encontro online, os pesquisadores Bruno Bortoloto (MC) e Henrique Trindade (MI) irão apresentar a evolução das tecnologias e as diferentes formas de contato entre pessoas fisicamente distantes ao longo do tempo, tendo como base o acervo das instituições. O bate-papo será hospedado no Instagram, às 17h.

Live com vencedoras do concurso “A xícara do Museu” – Mediação por Hideko Honma
23 de fevereiro, às 17h
As ganhadoras Nadia Saad, da categoria artística, e Cristina Rocha, da utilitária, do concurso “A xícara do Museu”, realizado em 2020, participarão de uma conversa com a ceramista e responsável pela comissão de avaliação da iniciativa, Hideko Honma. No canal do Youtube, as profissionais irão abordar como foram os processos de criação das peças, a experiência de participar desse projeto do MC e a importância da cerâmica para a cultura, a arte e a história.
Artigo “A Epopeia dos Bandeirantes: Benedicto Calixto e a construção da identidade paulista”

24 de fevereiro
Em 7 de setembro de 1922, a inauguração da Bolsa Oficial de Café integrou as comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil. Sobre o Salão do Pregão, área principal do edifício, foi instalado o vitral intitulado “A Epopeia dos Bandeirantes”, projetado por Benedicto Calixto e executado pela Casa Conrado. Mais do que um elemento decorativo, ele é uma interpretação alegórica da história nacional com um protagonismo de São Paulo. O artigo demonstrará, no blog, como a figura do bandeirante se tornou um símbolo da identidade paulista e a contribuição do artista para essa construção por meio da obra abordando o icônico espaço.

Cursos e workshops do Centro de Preparação do Café
3 a 26 de fevereiro
Os módulos básico, latte art e avançado, da semana de capacitações que visam formar profissionais para o mercado de trabalho, ocorrerão em dois momentos diferentes: dos dias 8 a 12 e 22 a 26 (inscrições no site). Já o “Dica do Barista”, projeto gratuito voltado ao preparo do cafezinho ideal em casa, contará com edições presenciais em 3 e 18 de fevereiro (cadastro: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)
Fechado em 06 e 07/02
R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
Compra de ingressos: www.ticket360.com.br
museudocafe.org.br

Fonte: Museu do Café

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31