RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A programação também está ligada ao objetivo cinco da agenda 2030, que é a igualdade de gênero


Meninas e mulheres na ciência - Fernanda Gomes

O Centro Cultural Light abre, hoje (2), as comemorações e homenagens ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Pensando na importância social, política, cultural e humana dessa data, o espaço vem, desde 2018, destacando a participação das mulheres na ciência por meio da promoção de oficinas e ações educativas.

Mesmo em tempos de isolamento social a data não poderia passar em branco. O conteúdo inédito vai ao ar toda a semana do mês de fevereiro em formatos diversos. Entre eles podemos destacar vídeos exclusivos, experimentos inéditos e muita troca de conhecimento entre as educadoras e o público. A programação é gratuita e estará disponível nas redes sociais​ do espaço: Facebook, Instagram e Youtube (@centroculturallight).​

As educadoras vão falar de conteúdos inéditos sobre a atuação de mulheres cientistas pelo mundo e vão trazer informações de quem foram essas personalidades e o como elas contribuíram com grandes descobertas e acontecimentos históricos. A ideia é montar um mural criativo com o rosto dessas mulheres e falar sobre a importância delas para a ciência.

Nas quintas, dia de #TBT (Throwback Thursday), a programação será aberta com uma lembrança das atividades que foram realizadas presencialmente no ano passado e nos demais dias vão rolar uma mistura de lembranças dos eventos anteriores e fotos do Acervo Histórico da Light.

Todas as sextas, as redes sociais do Centro Cultural Light darão espaço para o quadro "Papo de Mina", que são vídeos que contemplarão reflexões e visam estimular a construção de experiências e jogos

O espetáculo Quanta Energia, que também faz parte do Programa Educativo Cultural Light, marcará presença na programação especial. Será realizada uma série de quatro vídeos onde a cientista/atriz do espetáculo Quanta Energia será a protagonista, a fim de enaltecer e dar destaque às mulheres em suas principais conquistas.


Meninas e mulheres na ciência - Jade Helena


Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos do Centro Cultural Light desde 2018. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

*O Programa Educativo Cultural Light conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel).

Fonte: Centro Cultural da Light

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31