DISTRITO FEDERAL, Brasília - A localização do prédio é estratégica na composição do conjunto do centro histórico tombado pelo Iphan


Recuperação do 6º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Goiás (Fotos: Aline Amaral Di Salvo / Iphan-GO)

Testemunho da atuação da Polícia Militar no estado e típico exemplar da arquitetura tradicional goiana, o prédio do 6º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Goiás (BPM) passa por obras de restauração com investimentos de R$ 5,7 milhões. As intervenções são promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura.

Motivada por problemas estruturais e condições precárias de uso, a obra foi iniciada em outubro de 2019. Ela é conduzida de modo a recuperar as características originais que compõem o complexo, que é dividido em quatro grandes blocos. Os anexos construídos posteriormente e que se encontravam subutilizados foram demolidos, sendo executado todo o reforço estrutural das demais edificações.

A restauração está na fase de conclusão da cobertura do último bloco e de finalização das instalações das esquadrias que foram totalmente recuperadas. Nesta etapa, tijolos de adobe para reconstituição de paredes danificadas também estão sendo confeccionados. Este tipo de tijolo é um antecedente histórico do tijolo de barro e seu uso na obra é importante para o resgate e manutenção das técnicas construtivas tradicionais valorizadas pelo Iphan.

Para os próximos meses estão previstas a execução das instalações elétricas, hidráulicas, de segurança e proteção das edificações e outros acabamentos.

“Com a intervenção, esse prédio está recebendo a devida atenção que ele merece. Será entregue para a Polícia Militar e para a cidade de Goiás o imóvel completamente recuperado. Vamos colocar em evidência a importância desse bem”, ressalta o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral.

Depois de restaurado, o imóvel receberá o Centro de Memória e Documentação Histórica da Polícia Militar, as unidades do 6º BPM, do 4º Comando Regional, a Banda da Polícia Militar, consultório odontológico e alojamentos com melhores instalações para atender ao bom funcionamento da instituição.

Marco da arquitetura militar
O prédio do 6º BPM sediou, até 1936, o 1º Quartel da Força Policial de Goyaz. Além de sua importância histórica e arquitetônica, destaca-se como marco da arquitetura militar do século XIX.

Sua localização é estratégica na composição do conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do centro histórico de Goiás, tombado pelo Iphan em 1978. Ele está situado em uma rua que é um dos principais eixos de acesso à cidade, também é reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31