DISTRITO FEDERAL, Brasília - Em fase de criação, o Plano Museológico poderá contar com a participação da sociedade civil


Museu Nacional de Imigração e Colonização em Joinville (SC) | Foto: Acervo/Iphan-SC

Nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá o seminário online Plano Museológico do Museu Nacional de Imigração e Colonização – memórias em perspectivas. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville e acontecerá das 19h30 às 21h.

Um dos objetivos do seminário é dialogar sobre as etapas de construção do Plano Museológico do museu com a participação da sociedade civil. Além disso, é uma ação focada em Educação Patrimonial, uma vez que promoverá a construção conjunta de políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do Patrimônio Cultural.

“Esses processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio da participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais”, explicou a superintendente do Iphan-SC, Liliane Janine Nizzola, que dará as boas-vindas do evento, no dia 9.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do Iphan no Youtube 

O encontro tem como público-alvo pessoas que trabalham em museus, escolas, universidades, lideranças comunitárias, sociedade civil organizada e demais pessoas interessadas.

Obra em andamento
O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville passa por uma restauração e ampliação desde dezembro de 2019. A previsão é que a obra seja finalizada em agosto de 2021. O valor do investimento é de R$ 2,6 milhões em uma série de melhorias no Palácio dos Príncipes (tombado pelo Iphan em 1939) e na construção de um anexo para a reserva técnica e área administrativa do museu.

Entre os trabalhos executados estão restauro, ampliação e itens complementares, como projetos elétrico, hidrossanitário, de prevenção e combate a incêndios, além da instalação de um conjunto de elevadores e rampa em estrutura metálica, afastada da edificação histórica e conectada por plataformas de acesso, o que irá melhorar a acessibilidade do Museu.

“O intuito do evento é fazer uma ligação entre a restauração do bem patrimonial tombado, garantindo a continuidade da solução de uso do espaço, e implementar uma ação de educação patrimonial trazendo o debate sobre o Plano Museológico deste museu”, completou a superintendente.

Plano Museológico
De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Plano Museológico é o principal instrumento para a compreensão das funções dos museus. Por meio do planejamento institucional, é possível definir prioridades, indicar os caminhos a serem tomados, acompanhar as ações e avaliar o cumprimento dos objetivos. É a partir dele que as ações administrativas, técnicas e políticas são sistematizadas tanto no âmbito interno quanto na sua atuação externa. Assim, o Plano Museológico permite que a instituição utilize todo o seu potencial para realizar seu trabalho e alcançar seus objetivos da forma mais eficaz.

O Plano Museológico deve ser elaborado com a finalidade de orientar a gestão do museu e estimular a articulação entre os seus diversos setores de funcionamento, tanto no aprimoramento das instituições museológicas já existentes quanto na criação de novos museus.

Confira abaixo a programação do evento
09/02 - (Terça-feira), das 19h30 às 21h
Para participar e acompanhar pelo Youtube do Iphan, acesse: https://youtu.be/rwYefMPj5sw

Boas-vindas
- IPHAN | Liliane Janine Nizzola - Superintendente do Iphan - SC
- SECULT/Joinville | Guilherme Gassenferth - Secretário de Cultura e Turismo

Convidados
- Prof. Alcione Resin Ristau (Historiadora e Especialista Cultural/ Educadora)
Mediação da mesa e apresentação do processo de construção colaborativa do Plano Museológico do Museu Nacional de Imigração e Colonização
Museu Nacional de Imigração e Colonização

- Me. Karina Muniz Viana (Museóloga)
Processo metodológico para a elaboração do Plano Museológico do Museu Nacional de Imigração e Colonização
Straub Design

- Prof. Dra. Renata Cardozo Padilha (Museóloga)
Formação de profissionais para o campo da museologia e do patrimônio
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

10/02 – (Quarta-feira), das 19h30 às 21h
Para participar e acompanhar pelo Youtube do Iphan, acesse: https://youtu.be/1kk36LcE-SI

Convidados
- Prof. Dra. Elaine Cristina Machado (Historiadora e Especialista Cultural/ Educadora)
Mediação da mesa e apresentação da nova trajetória do Museu Nacional de Imigração e Colonização no campo museológico catarinense
Museu Nacional de Imigração e Colonização

- Prof. Dr. Gerson Machado (Historiador e Especialista Cultural/Educador)
Campo museológico de Joinville e o papel articulador do sistema municipal de museus na cidade.
Coordenador do Sistema Municipal de Museus
Vice-Presidente da Associação dos Amigos do Museu Nacional de Imigração e Colonização

- Me. Maurício Rafael (Museólogo)
Trajetória de reorganização institucional do Museu da Cidade de São Paulo e do processo de construção do plano museológico
Supervisor de Museologia e Acervos Museu da Cidade de São Paulo (MCSP)

Serviço
Evento: seminário online “Plano Museológico do Museu Nacional de Imigração e Colonização - memórias em perspectivas”
Datas: terça e quarta-feira (09 e 10/02)
Local: plataforma Google Meet
Transmissão ao vivo pelo YouTube: Iphangovbr

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31