RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Oi Futuro abre nova atração do museu, em que visitante entra em um balão cenográfico e faz um sobrevoo virtual pela paisagem carioca


https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/

Museu pode ser visitado pelo público de todo o Brasil por meio de plataforma digital, com Acervo Online e Tour Virtual 360º na exposição e reserva técnica: https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/

Como seria sobrevoar a cidade do Rio de Janeiro guiado por uma ave? No dia 11 de fevereiro, o Oi Futuro comemora o primeiro aniversário do Museu de Comunicações e Humanidades – MUSEHUM e inaugura uma nova atração: uma experiência de hiper-realidade virtual que simula um passeio aéreo pela paisagem carioca, conectando arte, cultura e memória.

Inaugurado em janeiro de 2020, o Musehum é localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, e conta a História do desenvolvimento tecnológico das comunicações a partir da ótica das relações humanas, com um acervo de mais de 130 mil peças. Com entrada gratuita, o museu oferece uma experiência única a cada visita, com atrações interativas customizáveis, ambientes imersivos e novas tecnologias. O museu segue todos os protocolos de segurança sanitária previstos pelos órgãos responsáveis; e as visitas devem ser agendadas por meio do site https://oifuturo.org.br/reaberturacentrocultural/ ou por telefone: (21) 3131-3060.

Por conta da pandemia da Covid-19, o museu ficou fechado para visitação presencial de março a novembro de 2020. Para abrir novas possibilidades de interação com o público, durante o período de fechamento, o Musehum lançou sua plataforma digital, com Tour Imersivo 360º em sua exposição física e em sua reserva técnica, e também disponibilizou o Acervo Online, com mais de 3.800 itens inéditos, entre fotografias históricas, objetos e documentos, a organizados em trilhas digitais temáticas. Por meio da plataforma, que segue disponível após a reabertura do espaço, o público pode ter a experiência de visitação virtual ao museu, circular pelo espaço e explorar grande parte de suas atrações e seu acervo. O MUSEHUM digital pode ser acessado pelo link: https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/

Experiência de hiper-realidade virtual
Na nova atração do Musehum, o visitante entrará em um balão cenográfico e, ao colocar óculos de realidade virtual e fones de ouvido, terá a sensação de sobrevoar o prédio centenário de Centro Cultural Oi Futuro e observar, por meio de uma luneta hiper-real, pontos culturais, naturais e turísticos da cidade – tais como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Parque do Flamengo, Museu de Arte Moderna, Museu da República e outros. A simulação de voo é intensificada por ventiladores, acionados em cada momento da experiência de acordo com comandos interativos.

O passeio virtual é guiado por uma simpática biguá – espécie de ave conhecida por circular diariamente pelos céus do Rio de Janeiro. Durante a simulação, a personagem animada orienta o visitante e o convida a olhar a cidade, conhecer e reconhecer lugares da paisagem, marcados por pontos brilhantes em uma foto produzida com tecnologia de 360º.

"No Musehum, reforçamos sempre o protagonismo do visitante, tentando colocá-lo no centro da história. Temos atrações, onde experimenta-se o diálogo de cada um de nós com o tempo: passado, presente, futuro. Na experiência de hiper-realidade, vive-se uma viagem pelo espaço, lembrando que a cidade é uma rede de conexões, que deve ser reforçada, diariamente, por todos os cidadãos", diz Roberto Guimarães, gerente executivo de Cultura do Oi Futuro. "É uma experiência que procura despertar nas pessoas sentimentos de pertencimento à cidade e ressignificação da paisagem ao valorizar a rede de arte e cultura de que o Musehum faz parte", completa Bruna Cruz, coordenadora do Musehum.

A nova experiência é gratuita, fica no segundo andar do Centro Cultural Oi Futuro e passa a integrar o circuito de atrações interativas do Musehum. Visitas devem ser agendadas por meio do site https://oifuturo.org.br/reaberturacentrocultural/ ou por telefone: (21) 3131-3060.

Sobre o MUSEHUM (Museu das Comunicações e Humanidades)
O MUSEHUM é uma evolução do Museu das Telecomunicações, em atividade há 13 anos, que teve suas instalações totalmente remodeladas em função da nova proposta conceitual e foi reaberto à visitação em janeiro de 2020. Com um acervo total de mais de 130 mil peças, o museu tem cerca de 450 itens em exposição permanente e é localizado no sexto nível do centro cultural, no bairro do Flamengo.

A instituição nasceu como Museu do Telephone, inaugurado em 1981 no prédio centenário da Rua Dois de Dezembro, onde funcionava a estação telefônica Beira-Mar, uma das principais do Rio de Janeiro nos primórdios da telefonia brasileira. Em 2007, o museu ganhou uma perspectiva mais ampla virando o Museu das Telecomunicações, passando a abordar a expansão da internet, da telefonia celular e da indústria de telecom. Agora, com o MUSEHUM, o Oi Futuro dá um passo à frente ao centrar a narrativa do museu nas relações humanas, entendendo que não basta falar de tecnologia sem tratar da troca de afetos e conhecimentos que motiva as conexões e também abordar o impacto da expansão da conectividade na sociedade. Essa nova visão motivou um reposicionamento da marca e uma restruturação física e tecnológica do espaço, para colocar o visitante no centro da experiência de visitação e contemplá-lo como parte integrante do repertório do museu.

Serviço
Museu das Comunicações e Humanidades – MUSEHUM
Centro Cultural Oi Futuro
Endereço: Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo – Rio de Janeiro
Horários de visitação: 11h, 13h30 e 16h
Agendamento: https://oifuturo.org.br/reaberturacentrocultural/ ou pelo telefone (21) 3131-3060
Entrada gratuita

MUSEHUM Digital
https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31