MINAS GERAIS, Belo Horizonte - No dia 25 de fevereiro, às 19h, o Museu Casa Guignard realizará a primeira edição do “Museu Guignard Convida”, programa de lives que trará sempre uma série de discussões sobre a obra e o universo artístico de Alberto da Veiga Guignard, um dos maiores nomes da pintura modernista brasileira

Na primeira edição, comemorativa dos 125 anos de nascimento de Guignard, serão abordados aspectos da vida e da arte produzida pelo pintor.

Wanalyse Emery, coordenadora do Museu Casa Guignard, mediará a conversa com Marcelo Bortoloti. Marcelo Bortoloti é pesquisador da vida e obra de Guignard e lançará, em breve, uma biografia do pintor pela editora Companhia das Letras.

Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Marcelo Bortoloti é mestre em Artes pela Universidade Federal Fluminense; doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e pós-doutorando no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

Alberto da Veiga Guignard
Alberto da Veiga Guignard nasceu em Nova Friburgo, RJ, em 1896 e faleceu em Belo Horizonte, em 1962. O artista estudou na Europa e, na década de 1930, atuou intensamente no Rio de Janeiro. Em 1944, convidado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, criou a Escola Guignard, pertencente ao Governo do Estado.

Guignard foi responsável por mudar as perspectivas da criação artística em Minas Gerais. É considerado um dos maiores pintores e desenhistas brasileiros do século XX. Encantado pela paisagem das cidades históricas de Minas, especialmente Ouro Preto, mitificou o tema em uma série de pinturas e desenhos que o projetou nacional e internacionalmente.

Museu Casa Guignard
Localizado em Ouro Preto, o Museu Casa Guignard foi inaugurado em 1987 com o intuito de reunir, conservar e exibir obras de Alberto da Veiga Guignard (Rio de Janeiro, 1896 – Belo Horizonte, 1962).

A edificação em que o Museu está instalado é datada do início do século XIX e compreende, em seu interior, um acervo formado por pinturas, desenhos, fotografias e documentos textuais relacionados à vida de Guignard. Merecem destaque no acervo o conjunto de retratos executados pelo artista e a coleção de Cartões de Guignard para Amalita, confeccionados entre os anos de 1932 e 1937.

O Museu desenvolve um programa de ações educativas inspirado nas lições e experiências de Guignard como professor. Uma dessas ações é o projeto Passos de Guignard, que demarca e explora os locais da cidade onde o artista produziu grande parte de suas obras.

Serviço
Live “Museu Guignard Convida” Marcelo Bortoloti
Tema: Vida e Arte de Alberto da Veiga Guignard
Data: 25 de fevereiro de 2021
Horário: 19h
Local: Instagram do Museu Casa Guignard

Museu Casa Guignard
Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), 110 – Ouro Preto/ MG CEP 35.400-000
Telefone: (31) 3058-1587
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: https://www.facebook.com/museucasaguignard.mg/
Instagram: https://instagram.com/museucasaguignard?igshid=ev12p1yas4dt

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31