MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Programa exibe quatro semanas com grandes concertos


Foto: divulgação/Secult MG

O programa de música de concerto da Rede Minas, Harmonia, abre a temporada 2021 com o Festival de Óperas. A exibição desse tipo de espetáculo nos grandes teatros do país, ainda tímida devido à pandemia, tem espaço garantido na emissora pública mineira. Durante quatro domingos, o público confere concertos, na íntegra, com obras de grandes compositores. A atração estreia com “O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti, neste domingo (21). Em seguida, “O holandês errante”, de Richard Wagner, invade a tela no dia 28/02. Em março, as apresentações são “La traviata”, de Giuseppe Verdi, e “Vendado es amor, no es ciego”, de José de Nebra.

O ELIXIR DO AMOR
Uma ópera que é ambientada em uma escola, similar ao universo ‘high school’ americano dos anos 70, mas composta pelo prestigiado italiano Gaetano Donizetti, que nasceu no século XVIII. A mistura ganhou o palco do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e chega pela primeira vez à TV. Com regência de Silvio Viegas, o concerto foi apresentado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais e os solistas Carla Cotini, Santiago Martínez, Homero Velho, Homero Pérez-Miranda e Fabíola Protzner. O espetáculo contou com direção cênica do argentino Pablo Maritano e envolveu cerca de 300 profissionais do Brasil e da América Latina.

Há quase nove décadas, o Teatro della Canobbiana, de Milão, na Itália, reuniu um grande público para a primeira execução de “O elixir do amor”. Em apenas duas semanas, Gaetano Donizetti compôs aquela que se tornou uma de suas óperas mais amadas. Com muita poesia e música, a obra traz a história do pobre camponês Nemorino, que se enamora pela rica Adina. A bela moça já está apaixonada pelo militar Belcore, de passagem pela região. Para conquistar Adina, Nemorino compra o remédio vendido pelo charlatão Dulcamara.

MAIS ESPETÁCULOS
A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais também executam os espetáculos “O holandês errante”, de Richard Wagner, e “La traviata”, de Giuseppe Verdi. Os concertos são exibidos no Harmonia nos dias 28 de fevereiro e 07 de março, às 14h. Para encerrar o Festival de Óperas, o programa apresenta “Vendado es amor, no es ciego”, de José de Nebra, apresentada no 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e Juiz de Fora.

“O elixir do amor” estreia no Festival de Óperas do programa Harmonia, da Rede Minas, neste domingo (21/02), às 14h, pela Rede Minas. A atração também pode ser vista, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

A Rede Minas integra a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Serviço
Programa Harmonia – Festival de Óperas
Rede Minas ou pelo site da emissora: redeminas.tv
21/02, às 14h - “O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti
28/02, às 14h - “O holandês errante”, de Richard Wagner
07/03, às 14h - “La traviata”, de Giuseppe Verdi
14/03, às 14h - “Vendado es amor, no es ciego”, de José de Nebra

COMO SINTONIZAR
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31