RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Iniciativa inédita apresenta informações para a comunidade dos museus e profissionais da Museologia, e propiciar novas pesquisas sobre o tema


Clique na imagem para acessar o mapa

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), por meio de sua Coordenação de Museologia, divulga o Mapa de Museus Universitários no Brasil. A iniciativa inédita apresenta informações para a comunidade dos museus e profissionais da Museologia, de forma a dar visibilidade a esses espaços, inclusive virtuais, e propiciar novas pesquisas sobre o tema. O produto é resultado do projeto Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia e Museus Universitários: pesquisa, análise e caracterização de relações estratégicas, que pesquisa as relações existentes entre o patrimônio cultural da ciência e tecnologia (PCC&T) e os museus universitários no Brasil.

O projeto tem as parcerias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). O mapa é parte dos objetivos do projeto e apresenta resultados do levantamento realizado sobre esse tipo de museus no país indicando, inclusive, aqueles que possuem presença na internet, fator significativo em função do advento da pandemia de COVID-19.

A ação foi realizada por Marcus Granato (Coordenador do projeto e pesquisador), Victor Emmanuel Mendes Abalada (Bolsista PCI e pesquisador do projeto), Rafael Sudano (bolsista PCI que elaborou o formato de apresentação dos resultados), e contou com a colaboração de Marta Lourenço (Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Portugal), que preside o comitê internacional de museus e coleções de universidades do Conselho Internacional de Museus (UMAC-ICOM).

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31