SÃO PAULO, São Paulo - Interessados em assistir ao evento na íntegra podem acessar o vídeo pelo link https://youtu.be/vVglYIc3xT0

No dia 25 de março, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SECEC-SP) transmitiu a live do Projeto Internacional Mulheres Transformam os Museus / Mujeres cambiam los museos, envolvendo museus da Espanha, Argentina e Brasil. O encontro teve como objetivo ampliar a Escuta Ativa Participativa para que se fortaleçam os processos de mediação com os grupos/coletivos que cada museu participante da iniciativa pode e poderá envolver, bem como estimulá-los a participar também da criação e produção das narrativas de memórias no formato de vídeo cartas.

Mais do que apresentar uma narrativa de uma ação, a proposta foca na visibilização das conquistas (o que deu certo) e desafios (o que foi um entrave) nos processos de educação museal, social e comunitária. Na ocasião, foi apresentado o conceito da plataforma on line [1]especialmente desenvolvida pelo projeto intercontinental para inserção e visibilidade das referências indicadas pelos museus, assim como repositório de textos, documentos e projetos selecionados pelas coordenações e redes participantes – Banco de Referências, Boas Práticas e Vídeo-cartas.

As apresentações de experiências foram tomadas não como modelos, mas como base para discussão. A ação coletiva estimula tanto o fortalecimento de práticas de escuta ativa colaborativa, quanto auxilia na organização de referências para serem compartilhadas na página web do projeto e a realização das ações em torno da produção das narrativas da memória/vídeo-cartas.

O encontro foi organizado e coordenado pela artita visual e pesquisadora Profa. Dra. Lilian Amaral do DIVERSITAS USP, com a colaboração de Mila Chiovatto e Gabriela Aidar, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e produzido pelo SISEM-SP/ACAM Portinari. O projeto Mulheres Transformam os Museus / Mujeres Cambiam los Museos é uma iniciativa que reúne a Universidade de São Paulo, por meio do Diversitas USP, a Universidad Complutense de Madrid (ES) e a Universidade de Buenos Aires (AG), integrantes da União de Universidades Iberoamericanas.

Os interessados em assistir ao evento na íntegra podem acessar pelo canal do SISEM-SP no Youtube pelo link https://youtu.be/vVglYIc3xT0

MULHERES TRANSFORMAM OS MUSEUS / MUJERES CAMBIAN LOS MUSEOS: http://www.mujerescambianlosmuseos.com/

Fonte: SISEM SP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31