RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Literatura, ciência e arte são integrados nesta publicação virtual sobre a curiosa perereca que comeu uma estrela e viu o Universo


Foto: divulgação/MAST

Ciência e literatura se conectam para levar conhecimento ao público infantil com a história de Bafo de Brilho, a inquieta pererequinha que construiu um telescópio e acabou engolindo uma estrela por confundi-la com um vaga-lume. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Unidade de Pesquisa do MCTI, disponibiliza em seu site este livro eletrônico voltado para crianças de 3 a 12 anos, em diferentes formatos, que incluem uma versão em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Para que adultos possam conduzir os pequeninos de menor idade nesta aventura virtual, está disponível também o vídeo narrado por crianças pelo link http://mast.br/bafo-brilho/video-do-livro/

Criado pela pesquisadora Victória Flório Pires, pesquisadora da Coordenação de Educação e Popularização em Ciências do MAST, o web livro foi idealizado para, além de entreter as crianças, identificar as formas de relacionamento do Museu com este público, fortalecendo laços entre ciências, cultura e educação.

Seguindo a premissa de popularizar a ciência e disseminar conteúdos de maneira lúdica sob uma perspectiva inclusiva, Bafo de Brilho utiliza a temática da relação dos instrumentos científicos, astronomia e a investigação da natureza. A proposta do web livro se desdobrou depois que a autora realizou uma peça teatral apresentada para crianças desta faixa etária, durante as atividades de Colônia de Férias no Museu de Astronomia, em janeiro de 2020.

Além da publicação em si, foram desenvolvidos outros materiais de apoio relacionados à história, a exemplo de vídeos, material motivador para interação entre profissionais educadores e, ainda, uma proposta inclusiva, utilizando a contação de história em libras.

Todo o material está disponível, gratuitamente, por meio do link http://mast.br/bafo-brilho/

Live 'Ciências, Artes e Educação' – Canal do MAST no YouTube
Ciências, artes, divulgação e educação são os elementos reunidos no recém-lançado web livro Bafo de Brilho. Para contar mais sobre o projeto, o MAST em Casa realiza a live Conversa Virtual Ciências, Artes e Educação, neste sábado (03), a partir das 15h, no Canal do MAST no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCeN8E-sECPS7EqXUF9HY6cg). O bate-papo virtual terá as participações da autora Victória Flório, pesquisadora da Coordenação de Educação e Popularização em Ciências do MAST e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e também da professora e pesquisadora na área de Educação Glória Queiroz, do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e credenciada no Programa de Pós-Graduação Ciência Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET/RJ.

Ao longo da conversa, além de abordar o processo de desenvolvimento do projeto Bafo de Brilho, as especialistas vão compartilhar experiências com profissionais da Educação em Ciências, especialmente, do ensino fundamental, enfocando a importância da literatura e da arte para a formação de vínculos na aprendizagem de ciências.

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31