MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Na próxima quarta-feira (7/4), o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens promove a terceira edição do “Museu Alphonsus Convida”, programa de lives que traz uma série de discussões a respeito de temas ligados à obra e ao universo do poeta Alphonsus de Guimaraens

Nesta edição, que será transmitida a partir das 19h, o tema será o projeto “100 dias com Alphonsus”.

A coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Ana Cláudia Rôla Santos, recebe o ator, diretor e dramaturgo, Alex carvalho, para uma conversa sobre o projeto “100 dias com Alphonsus”, em que a Cia. Cômica de Teatro publicará durante 100 dias, nos seus perfis das redes sociais, releituras cênicas de poemas do escritor Alphonsus de Guimaraens. O ano de 2021 marca o centenário de falecimento deste grande poeta e este experimento cênico-digital é uma forma que a Cia. encontrou para homenageá-lo.

Alex Carvalho é ator, diretor, dramaturgo, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Desde 2016 trabalha com a Cômica Cia. de Teatro, coletivo fundado por ele, ao lado de Débora Rocha e Thiago Meira. Atuou como monitor do projeto de extensão da UFOP "Contadores de 'Causos' e Histórias", coordenado pela professora emérita Hebe Rola, no qual foi professor do Curso de Iniciação ao Teatro do ICHS. Foi integrante da Cia. Teatral “As Medéias” e professor de teatro na escola da Cia. Atualmente atua com o Grupo Residência na opereta "O Grande Governador da Ilha dos Lagartos", realizado pela Orquestra Ouro Preto.

MUSEU CASA ALPHONSUS DE GUIMARAENS
Localizado no coração do centro histórico de Mariana/ MG, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens foi idealizado como uma forma de prestar homenagem ao escritor Afonso Henrique da Costa Guimarães (Ouro Preto, 1870 – Mariana, 1921), considerado um dos principais autores do movimento simbolista no Brasil.

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens foi inaugurado em 1987 na casa onde o poeta residiu com a família, esposa e filhos, entre os anos de 1913 e 1921. O acervo da instituição é composto por objetos pessoais do escritor, objetos referentes à sua carreira como juiz, fotografias pessoais, sua biblioteca particular, além de documentos textuais, com destaque para os artigos publicados em periódicos, correspondências e versões manuscritas de poemas.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração intitulada “Alphonsus de Guimaraens, Poeta do Luar”, com ênfase na produção literária do escritor, suas relações familiares e com a cidade de Mariana. Anualmente, o Museu realiza o sarau literário Cantando Alphonsus, ocasião em que estudantes da cidade de Mariana e região declamam textos de Alphonsus de Guimaraens, além de realizarem apresentações teatrais e musicais inspiradas na obra do escritor.

Além da exposição de longa duração, o Museu exibe atualmente a exposição temporária “Mário e Alphonsus Revisitados”, mostra comemorativa do célebre encontro entre Mário de Andrade e Alphonsus de Guimaraens. A exposição é uma ação conjunta do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (SECULT/ MG) e o Museu Casa Mário de Andrade, em São Paulo.

Serviço
Live: “Museu Alphonsus Convida”, com Alex Carvalho
Tema: 100 dias com Alphonsus – Cia. Cômica de Teatro
Data: 7 de abril de 2021 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Youtube do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens com retransmissão pelo perfil do Facebook

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Endereço: Rua Direita, 35 – Centro – Mariana/MG. CEP: 35420-000
Contato: (31) 3058-1587| Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: https://www.facebook.com/museualphonsusdeguimaraens/
Instagram: https://www.instagram.com/museualphonsus/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZ9YFazrZQpPTbtpKCG4REg

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31