MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O Centro Cultural UFMG lançou nesta semana o projeto Diálogos: artista e curador, que pretende disponibilizar exposições virtuais em formato de videodocumentários lançados mensalmente nas redes sociais da instituição

A série é inaugurada com a exposição Arte e vida: Frans Krajcberg – homenagem ao centenário de nascimento.

Krajcberg nasceu em Kozienice, Polônia, em 12 de abril de 1921, e faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 2017. Artista plástico, pintor, escultor, gravador e fotógrafo de trânsito internacional, ele se definia mais como ambientalista do que como artista. Durante toda a vida, suas obras abordaram a defesa da preservação da natureza e do direito à vida. Sua arte denunciou queimadas na Amazônia, explorações de mineradoras e outras interferências humanas que comprometem sua própria existência.

“Estamos caminhando para a destruição do planeta. A geração atual precisa conscientizar-se de sua responsabilidade”, disse Krajcberg, que, no final da vida, buscou dialogar com os jovens por acreditar que, dessa maneira, poderia conseguir uma efetiva transformação da consciência ambiental. Krajcberg afirmou que “a mudança de mentalidade é uma necessidade urgente e a arte tem potencial incalculável como instrumento de educação e como forma de mudança da relação homem-natureza”.

As exposições virtuais Arte e vida – Frans Krajcberg, Amazônia em vida/ Amazônia em chamas e Minas paisagens devastadas e Minas paisagens devastadas podem ser vistas no YouTube. As obras têm curadoria do diretor do Centro Cultural UFMG, Fabrício Fernandino. Os vídeos estarão disponíveis nas redes sociais e no site do Centro Cultural UFMG até março de 2022.


Obra de Frans Krajcberg é marcada pela denúncia contra as agressões ao meio ambiente (Divulgação: Centro Cultural UFMG)

Concepção da série
Com base em recortes curatoriais cronológicos, os vídeos trazem uma linha evolutiva no tempo e no percurso da criação do artista, oferecendo ao espectador a oportunidade de percorrer virtualmente as obras, por meio de simulação 3D e comentários do artista e do curador.

O projeto vai apresentar nomes expressivos do cenário artístico e oferecer ao público conteúdos associados a reflexões sobre a contemporânea nacional e internacional.

Serviço
13 de abril a 31 de março de 2022
Redes Sociais e site do Centro Cultural UFMG
Adicionar ao meu calendário Lembrar no Minha UFMG
Entrada franca
https://www.youtube.com/channel/UCkmf_GJlSXqWWheg6P4EGzQ
https://www.ufmg.br/centrocultural/

Fonte: UFMG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31