DISTRITO FEDERAL, Brasília - Em sua segunda edição, o livro será lançado nesta quinta-feira (15), às 17h

Emoldurado pelo rio Potengi, o conjunto arquitetônico e urbanístico da cidade de Natal (RN) compõe uma importante paisagem para a memória potiguar, onde está instalada a maioria dos espaços culturais. A capital do Rio Grande do Norte é tema do livro Caminhos de Natal, que terá sua segunda edição lançada em uma live, no Youtube, na próxima quinta-feira (15), às 17h.

A segunda edição revisada do livro corresponde a uma das metas do Plano de Ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através da superintendência do Rio Grande do Norte, no ano de 2019. Essa edição conta com ilustrações do coletivo Urban Sketchers, que se utiliza de várias linguagens e técnicas – grafite, aquarela, marcadores.

As ilustrações, de caráter plural e diversificado, aliado a um texto com uma abordagem histórica, refletem o conceito do Centro Histórico de Natal, marcado pela sua heterogeneidade, mesclando uma malha urbana colonial a um conjunto arquitetônico de todas as épocas. Além disso, a publicação busca sensibilizar as pessoas sobre o cuidado que se deve ter com o conjunto tombado, partindo de um relato histórico de locais que foram modificados no decorrer do desenvolvimento urbano, com desenhos que retratam o cenário atual, vistos sob a perspectiva de cada artista.

De autoria de Jeanne Nesi, primeira superintendente do Iphan no Rio Grande do Norte, o livro teve sua primeira edição lançada em 2002, antes do tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Natal, que ocorreu em 2010.

Visando a preservação da memória cultural de Natal, o livro é mais um instrumento de valorização da história local. Foram impressos dois mil exemplares em capa dura, que serão distribuídos para as superintendências do Iphan, além de uma campanha para arrecadação de alimentos para moradores em situação de vulnerabilidade social no Centro Histórico.

De acordo com o superintendente do Iphan no Rio Grande do Norte, Jorge Claudio Machado da Silva, “uma obra desta magnitude contribui significativamente para que mais potiguares conheçam e se apropriem de seu patrimônio no Centro Histórico de Natal, com uma narrativa muito bonita e cativante”.

Serviço
Live de lançamento do livro 'Caminhos de Natal'
Data: quinta-feira, 15/04
Horário: 17h
Canal: https://youtu.be/cvpahwl5Wxk

Livro 'Caminhos de Natal'
Autor: Jeanne Fonseca Leite Nesi
Ilustrações: Urban Sketchers Natal
2ª edição
123 páginas. Acabamento em capa dura
E-book para download gratuito: bit.ly/caminhosnatal

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31