DISTRITO FEDERAL, Brasília - Smart Challenge recebe até 14 de maio propostas inovadoras para ampliar a integração turística do roteiro turístico que une países sul-americanos


Inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 14 de maio. Crédito: Divulgação

Foram prorrogadas até 14 de maio as inscrições no Smart Challenge que busca acelerar a integração turística do Caminho dos Jesuítas na América do Sul. O desafio, realizado pelo Ministério do Turismo brasileiro, países que formam a rota e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT), seleciona projetos inovadores para a retomada do setor no roteiro, que une Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

A ampliação do prazo visa a incentivar a participação na seleção, aberta a empresas de qualquer setor ou atividade em fase de crescimento, legalmente constituídas em pelo menos uma das cinco nações da rota. Os 15 vencedores, sendo 5 do Brasil, vão participar de um Programa de Aceleração Empresarial realizado pela Wayra, área de inovação aberta da Telefónica, com duração de 12 semanas.

Inscreva-se AQUI

Os projetos devem ter relação com propósitos logístico/administrativo, de desenho da oferta turística, marketing, gestão turística, captação de investimentos, coordenação intersetorial e de reativação turística no pós-pandemia. Os ganhadores também terão apoio técnico, como aceleração comercial, validação de planos, fortalecimento e coaching, identificação de oportunidades de escalabilidade e networking junto a empresas e investidores.

O Caminho dos Jesuítas sul-americano se apresenta como a principal rota turística da região e uma das maiores do mundo. No Brasil, o roteiro é formado por 26 municípios gaúchos e inclui as ruínas de São Miguel das Missões, declaradas sítios do Patrimônio Mundial Cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O desafio integra um acordo firmado junto ao BID, que destinou US$ 500 mil à estruturação do roteiro.

POTENCIAL
Na terça-feira (20.04), uma transmissão online abordou a importância do Smart Challenge à integração regional, com a participação de expositores dos setores público e privado e de autoridades dos países do roteiro. Representando o ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto, a coordenadora de Posicionamento de Produtos Turísticos do MTur, Fabiana Oliveira, destacou o potencial da rota para favorecer a recuperação econômica.

Recentemente, o Ministério do Turismo autorizou um repasse de R$ 20 milhões para estruturar a integração viária de atrativos da Região das Missões no Rio Grande do Sul e facilitar a chegada de visitantes ao local. As obras de pavimentação englobam a ligação da BR-285 ao Sítio Arqueológico de São João Batista, na cidade de Entre-Ijuís, e o acesso ao Parque Histórico São Lourenço Mártir, no município de São Luiz Gonzaga, entre outras intervenções.

Fonte: MTur - André Martins

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30