RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Segunda edição do 'MAST Colloquia' apresenta estudos sobre as tipologias documentais presentes nos arquivos pessoais de cientistas

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza a segunda edição do MAST Colloquia em 2021 nesta quinta-feira (06), a partir das 15h, no Canal do MAST no YouTube (acessível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=O-5QVCCOcZw). Totalmente virtual, o projeto apresenta palestras com a temática Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico de C&T do MAST, abordando o processo de conservação e organização de arquivos pessoais de cientistas e de instituições de pesquisa compostos por textos, mapas, fotografias, livros, folhetos, periódicos, teses, vídeos, CDs, DVDs e outros materiais relacionados às áreas da história da ciência e da tecnologia, educação e divulgação da ciência, museologia e patrimônio cultural.

Neste novo encontro, a historiadora Dayane Ponciano de Lima, Mestre em Preservação De Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/MAST) traz o tema "Mapeamento da atividade docente da matemática Estela Kaufman: um estudo de tipologia documental em seu arquivo pessoal" para apresentar alguns documentos e registros que fazem parte do arquivo pessoal da Dra. Estela Kaufman Fainguelernt. A doação do acervo pessoal da professora aconteceu em junho de 2016, evento registrado com a apresentação da Mesa-redonda "A contribuição de Estela Kaufman Fainguelernt para o desenvolvimento da educação matemática no Brasil".

Já o arquivista Luiz Fernando Andrade Lima Júnior, bolsista PCI/MAST, aborda os "Estudos sobre a tipologia documental do Arquivo iconográfico do antropólogo Luiz de Castro Faria", destacando os registros do pesquisador brasileiro e grande incentivador dos estudos arqueológicos, etnológicos e linguísticos. O evento terá mediação do historiador José Benito Abellás, um dos responsáveis pelo arquivo de história da ciência do MAST.

Sobre o MAST Colloquia
Realizado desde 1996, o ciclo de palestras MAST Colloquia reúne especialistas que apresentam diferentes perspectivas em relação ao tema principal definido, anualmente, entre as coordenações do MAST.

Para garantir a melhor adaptação em tempos de coronavírus, as edições de 2021 se manterão inteiramente on-line. Ao longo do ano, serão realizadas lives com palestras que abordam assuntos ligados ao estudo da História da Ciência e Tecnologia no Brasil e da preservação de acervos documentais e de importância histórica, com a ajuda de diversos profissionais e pesquisadores do Museu e também com a experiência de convidados especiais.

Sobre o Acervo Arquivístico do MAST
Em constante crescimento, o acervo arquivístico sob a guarda do MAST é composto, atualmente, por mais de cinquenta arquivos pessoais, de instituições científicas brasileiras e coleções. Em metros lineares, isso representa cerca de 1.500 metros de documentos textuais, iconográficos, cartográficos, tridimensionais e audiovisuais.

Este rico acervo reúne importante conjunto de arquivos de importância para o estudo da história da ciência e da tecnologia no Brasil, entre eles o Arquivo do Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas, integrante do Programa Memória do Mundo da UNESCO; o arquivo CNPq/Acervo MAST, referencial para pesquisas sobre fomento à pesquisa e a política científica brasileira, entre 1951 e 1973; os arquivos do Observatório Nacional (1860-1980) e de seus ex-diretores Luiz Cruls, Henrique Morize, Lélio Gama, tombado pelo IPHAN, e Jacques Danon, relevantes para o estudo da Astronomia no Brasil; arquivos pessoais de físicos como Alexandre Girotto, Joaquim da Costa Ribeiro, Fernando de Sousa Barros, Mario Giambiasi, Jayme Tionmo e Elisa Frota-Pessoa, essenciais para o estudo sobre energia nuclear no Brasil, por exemplo; além de astrônomos, químicos, matemáticos, engenheiros, educadores em ciências, dentre outros especialistas e gestores de instituições científicas. O Arquivo Institucional do MAST também faz parte desse acervo.

Além das atividades voltadas para a preservação e disseminação de informações, atendimento ao público e pesquisas na sua área de atuação, a equipe do Arquivo de História da Ciência presta assessoria e orienta outras instituições científicas do país na organização e preservação de seus respectivos acervos arquivísticos.

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31