RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Patrocinado pela Oi, festival terá edição online de 3 a 9 de maio com programação gratuita


Fonte: https://www.bigfestival.com.br/

No stand virtual da Oi, instituto mostra também tour virtual 360º do Museu das Comunicações e Humanidades e apresenta jogos criados por alunos do programa NAVE.

Patrocinadora do BIG Festival 2021, a Oi e o instituto Oi Futuro integram a programação do evento, que acontece até 9 de maio, em edição totalmente online e gratuita. Maior festival de jogos independentes da América Latina, o BIG Festival oferece ao público mais de 60 horas de programação, com mais de 100 jogos para jogar de casa e 100 palestras e mesas sobre o universo dos games.

No dia 8 de maio (sábado), o Oi Futuro vai promover painéis sobre games e educação, com a participação de educadores, estudantes e ex-alunos do NAVE (Núcleo Avançado em Educação) – programa de inovação em educação do Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do RJ e PE.

Às 10h, o NAVE inicia o bate-papo "Aprendizado por Meio de Jogos", em que apresenta a experiência de jogar e desenvolver jogos integrando o currículo do Ensino Médio com a participação da educadora Michele da Silva Antonio (Colégio Estadual José Leite Lopes - NAVE Rio), o ex-aluno Luca Alves (Colégio Estadual José Leite Lopes - NAVE Rio) e mediação de Fernanda Sarmento (Oi Futuro).

Ainda no sábado, às 10h30, o NAVE apresenta a mesa "eSports: Educação e Participação Juvenil", que mostra como estudantes conseguiram mobilizar a comunidade escolar e propor a inclusão de estratégias pedagógicas apoiadas nos campeonatos e jogos estudantis externos e internos. Nesse bate papo, o professor Gerson Rodrigues (NAVE Recife) e a estudante Juliana Freire (NAVE Recife) vão compartilhar os desafios, as conquistas e os principais aprendizados dessa experiência, com mediação de Roan Saraiva (Oi Futuro).

No stand virtual da Oi no BIG Festival, o Oi Futuro também vai apresentar cerca de 30 games desenvolvidos por alunos e ex-alunos do NAVE em sala de aula e tour virtual imersivo do Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, que conta com tecnologia de fotografia 360º.

As palestras acontecerão ao vivo e ficarão disponíveis sob demanda nos canais oficiais do BIG após o término do evento.

Sobre o NAVE
O NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é o programa ensino médio integrado à educação profissional do Oi Futuro, que já formou mais de 3 mil jovens em 15 anos de atuação. Criado pelo instituto em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do RJ e PE, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas de tempo integral, em Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008. O NAVE tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com inovação e tecnologias digitais, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, como produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. Como estratégia pedagógica, o programa integra disciplinas regulares e cursos técnicos em Programação e Multimídia, com um currículo que articula teoria e prática por meio de projetos do tipo mão na massa. Dessa forma, é possível unir, por exemplo, biologia e animação 3D para estudar o corpo humano.

As escolas NAVE funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, que colocam o aluno no centro do processo ensino aprendizagem e aumentam o engajamento dos jovens do ensino médio. Essas práticas são disseminadas por meio de cursos de formação online e semipresenciais oferecidos a educadores da rede pública, em áreas como Robótica e Midiaeducação, e de publicações digitais gratuitas como o "E-NAVE - Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras", que teve sua segunda edição lançada em 2019.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31