RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Roda de conversa on-line com os curadores da instituição e oficinas educativas marcam o lançamento do trabalho inédito produzido especialmente para o museu

Roda de conversa on-line com os curadores da instituição e oficinas educativas marcam o lançamento do trabalho inédito produzido especialmente para o museu

O Museu de Arte do Rio, sob a gestão da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), irá hastear nesta quinta-feira, dia 13 de maio, sua nova bandeira. O trabalho inédito “Andando em círculo”, criado pela artista Sônia Gomes especialmente para o MAR, nos remete ao patuá afro-brasileiro, aos saberes femininos passados por gerações e à ancestralidade do simples ato de costurar que amplia seus sentidos em um museu localizado na região conhecida como Pequena África.

A artista mineira aprendeu a costurar com sua tia e, como muitas mulheres de sua geração, a ocupação feminina envolvia aprender os pontos de bordado, o crochê e a cerzidura. De sua avó, parteira e benzedeira, Sônia Gomes reteve na memória a religiosidade afro-brasileira. Uma das maiores referências de seu trabalho é o patuá, pequeno amuleto de tecido com as cores e os elementos relacionados a cada Orixá. Mas Sônia desconstrói os pontos, se apropria dos crochês, deixa os fios soltos e cria uma nova visualidade. Da roupa garimpada no brechó aos retalhos que ganha de amigos, ela retira do tecido sua utilidade prática para recriá-lo em poesia. Assim, vai construindo instalações, tramas ampliadas, em que conseguimos entrever certos movimentos da costura, os pontilhados, as mandalas e motivos ornamentais. De outro modo, nos impactamos com o choque entre as cores, texturas e geometrias, ora, aveludadas, retas, ora, fluidas e evanescentes.

Para marcar a inauguração da nova bandeira, o MAR irá realizar uma roda de conversa on-line, a partir das 17h, com a presença de Amanda Bonan e Marcelo Campos, da equipe de Curadoria do museu, e mediação do educador Guilherme Marins. No encontro, que será transmitido ao vivo pelo Youtube, os participantes irão falar sobre o histórico do projeto que desde 2018 convida artistas a ocupar o mastro do prédio histórico que abriga o Pavilhão de Exposições, e o diálogo criado entre estas bandeiras, a Coleção MAR e a Escola do Olhar.

“O mastro da bandeira foi restaurado em 2018. A partir disso, o MAR comissionou quatro artistas para realização de projetos especiais: Adriana Varejão, Marcos Chaves, Xadalu e, agora, Sônia Gomes. A bandeira traz para o museu um posicionamento sociocultural e político frente à sociedade”, explica Marcelo Campos, curador-chefe da instituição.

Além da roda de conversa no dia do hasteamento, o museu irá realizar ainda duas oficinas educativas como desdobramento do projeto, nos dias 15 e 22 de maio, às 10h30. A primeira, “Costura presente: costura à mão”, irá propor o compartilhamento de saberes da costura à mão e bordado simples, trazendo o trabalho de duas integrantes do programa Vizinhos do MAR, Eliana Rosa e Maria de Fátima de Oliveira, e suas relações com a costura. A segunda, “Costura presente: costura em máquina doméstica”, visa à instrução de operações básicas da máquina de costura doméstica, dialogando com duas diferentes perspectivas do trabalho: a costura como arte no trabalho de Sônia Gomes e a costura como fonte de renda no período da pandemia na produção de Katia Ranna.

Serviço
13/05, 17h - Inauguração on-line da bandeira
Escola do Olhar convida Amanda Bonan e Marcelo Campos
Mediação: Guilherme Marins
Ao vivo no canal do MAR no Youtube

15/05, 10h30 - Oficina Costura presente: costura à mão
Eliana Rosa e Maria de Fátima de Oliveira
Atividade presencial limitada a 12 participantes
Link para inscrição nas redes sociais e no site do museu

15/05, 10h30 - Oficina Costura presente: costura em máquina doméstica
Sônia Gomes e Katia Ranna
Atividade presencial limitada a 12 participantes
Link para inscrição nas redes sociais e no site do museu

Mais informações em https://museudeartedorio.org.br/

O Museu de Arte do Rio
Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949. O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, OEI e Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master e a Bradesco Seguros como patrocinadora, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e, como copatrocinadora, o grupo PetraGold, por meio de recursos próprios.

A Escola do Olhar conta com o apoio do Itaú Cultural, da Machado Meyer Advogados e do Icatu Seguros via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo Grupo GPS, RIOgaleão, ICTSI Rio Brasil, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e HIG Capital.
O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31