MINAS GERAIS, Belo Horizonte - A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) participa da 19ª Semana Nacional de Museus com uma série de atividades on-line


Museu Mineiro, em BH (Foto: Secult)

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontece entre 17 e 23 de maio, com o objetivo de chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre temas ligados ao universo dos museus.

Os museus da Secult promoverão a ação “(Re)Imaginando o Acervo do Museu”, em que os seguidores das instituições nas redes sociais serão convidados a Recuperar e (Re)Imaginar os nomes e usos de objetos que compõem os acervos dos museus.

Durante a Semana Nacional de Museus, os museus coordenados pela Secretaria publicarão, em suas redes sociais, desafios onde os seguidores terão que desvendar os nomes e usos de objetos do acervo previamente selecionados. A ideia é que os seguidores utilizem seus conhecimentos, suas lembranças e sua criatividade para participar da proposta.

Participam da ação o Museu Mineiro, o Museu dos Militares Mineiros e o Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte; o Museu Casa Guignard (Ouro Preto), o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Mariana), O Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) e o Museu do Crédito Real (Juiz de Fora).

Além da ação “(Re)Imaginando o Acervo do Museu”, algumas instituições promoverão, ainda, programações online sobre o tema proposto para a Semana Nacional de Museus, como palestras e sarau on-line. Confira a programação completa AQUI.

Futuro das instituições
O tema da Semana Nacional de Museus deste ano, tradicionalmente sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), é “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. A temática escolhida para a Semana Nacional de Museus visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições. A proposta é refletir sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o tempo presente.

Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), coordenado pela Secult por meio da Diretoria de Museus, irá promover o minicurso “Planejando Experiências para Museus”. Conduzido pelo arquiteto e mestre em Design Álisson Valentim, que integra a equipe do SEMMG, o curso propõe uma reflexão sobre o papel dos museus e sua relação com os públicos, dando ênfase ao contexto social e a dinâmica colocada pelas redes sociais e plataformas digitais.

O minicurso será veiculado pelo canal da Secult no YouTube, nos dias 18, 19 e 20 de maio, das 14h às 16h. Os participantes poderão solicitar certificado de participação. A iniciativa faz parte do programa de ações do SEMMG para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de museus em Minas Gerais.

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31