PARANÁ, Curitiba - Mais do que ecos estanques do passado, os arquivos estão vivos

A partir do acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), os curadores Vânia Machado e José Luiz de Carvalho colocaram em questão a própria natureza das obras. Fotos e filmes que compõem a coleção museal não são objetos marcados em um tempo e espaço. Ao contrário, estão em constante transformação. Essa tensão, dada pela fricção com o presente e a projeção do futuro, é a matéria que compõe a exposição virtual As Histórias que o Museu Conta.

Cristiane Senn, diretora do MIS-PR
http://www.comunicacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/audio/2021-05/cris-sen.mp3

Para Cristiane Senn, coordenadora da exposição e diretora do MIS-PR, "essa exposição parte do princípio de que o documento, dentro da instituição de guarda, tem infinitas possibilidades de leitura''. A partir desse princípio norteador, "a gente separou algumas fotografias e vídeos que fazem parte do acervo do MIS e levantou algumas possibilidades de pesquisas que podem ser feitas destes materiais, leituras, observações".

Vânia Machado, curadora
http://www.comunicacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/audio/2021-05/vania.mp3

"A ideia da exposição é contemplar os mais diversos acervos, como a Coleção Jesus Santoro, a Coleção Palácio Iguaçu, Coleção Dario Vellozo, Coleção Paraná Turismo, entre outros, que fazem parte do acervo diversificado e muito rico do MIS Paraná", conta o curador de As Histórias que o Museu Conta, José Luiz de Carvalho. Vânia Machado, responsável pelo setor educativo do Museu, e cocuradora, complementa: "Pensar os vídeos, imagens e textos, essa forma expositiva, foi para explorar também a totalidade do acervo do museu, que é muito rico. E a curadoria dos vídeos, junto às imagens, além de conversar com as demais imagens fotográficas e informações textuais, nos proporcionam uma imagem-movimento".

José Luiz de Carvalho, curador
http://www.comunicacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/audio/2021-05/jose-luiz.mp3

A viagem está garantida com fotos e vídeos, que retratam o Brasil de outros tempos. "O objetivo é recuperar e manter disponível este acervo para o público e ao mesmo tempo reimaginar – abrir a possibilidade da história para que as pessoas possam reinterpretar o acervo, as diferentes leituras possíveis de um acervo museológico", reforça Carvalho, que completa: "do ponto de vista historiográfico esse acervo do MIS é muito rico porque essas coleções dizem respeito a momentos históricos muito importantes da história do Paraná".

Serviço
Exposição Virtual: As Histórias Que o Museu Conta
Disponível em: www.mis.pr.gov.br/

Fonte: SECC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31