RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Com patrocínio do MetrôRio, iniciativa acontecerá em três sábados seguidos e lançará a Biblioteca Digital Macunaíma, idealizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento

A Biblioteca Estação Leitura, que oferece empréstimo gratuito de livros na estação Central do MetrôRio, promove uma nova edição do "Encontro com Territórios" nos dias 12 e 19 de junho. Desta vez, o evento será em formato de live, com transmissão na página oficial do projeto no Facebook (www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral), sempre às 16 horas. Além da programação de conversas, a iniciativa será marcada pelo lançamento da Biblioteca Digital Macunaíma.

Inspirada no clássico de Mário de Andrade, a nova plataforma virtual disponibilizará gratuitamente aos leitores um acervo digital com livros e autores diversificados. O projeto foi idealizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que também é o criador da Biblioteca Estação Leitura. As obras poderão ser acessadas pelo site: http://biblioteca.institutooldemburg.com.br

"Apresentar de forma atrativa e contemporânea as obras de domínio público tem a função de aproximar os clássicos da literatura brasileira e estrangeira do público que ainda não teve a oportunidade de apreciá-las. Nossa intenção com esta curadoria é estimular a leitura de títulos que, com certeza, têm enorme importância no aprimoramento cultural dos leitores", afirma a idealizadora da Biblioteca Macunaíma, Cristina Oldemburg.

Além do lançamento da biblioteca virtual, o "Encontro com Territórios", mediado pelo jornalista Claufe Rodrigues, receberá três convidados, sendo um a cada dia, para conversar sobre autores de clássicos da literatura brasileira, cujas obras também fazem parte do acervo de Macunaíma. No dia 05 de junho, o professor e doutor Leandro Garcia falará sobre o clássico "Um mundo de cartaz", de Mário de Andrade.

No dia 12, será a vez da doutora em Letras, Anabelle Loivos, debater o livro "Euclides da Cunha: presente e plural". Já no dia 19, a historiadora Mary Del Priore abordará questões sobre mulheres letradas da nossa história e que estão presentes no acervo da Biblioteca Macunaíma, como Auta de Souza, uma poetisa da segunda geração romântica; Maria Firmina, professora, musicista, escritora maranhense e romântica do século XIX e criadora da primeira escola mista do Brasil; e Nísia Floresta, uma educadora, escritora e poetisa brasileira.

Sobre a Biblioteca Estação Leitura
Idealizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, a Biblioteca Estação Leitura é patrocinada pelo MetrôRio, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e apoiada pelo Instituto Invepar e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Fundação Educar Leia Comigo. Além de empréstimo gratuito de livros, o projeto promove uma agenda de eventos e ações literárias que, em função da pandemia, vêm sendo realizadas no formato online e divulgadas ao longo do ano.

O espaço, que foi inaugurado em fevereiro de 2014 e funciona de segunda a quinta-feira, das 14h às 20h, exceto feriados, também conta com um catálogo digital, que pode ser consultado na página oficial da iniciativa no Facebook (www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral).

Serviço
Evento virtual: "Encontro com Territórios"
Data: 05 e 12 e 19 de junho
Horário: sempre às 16h
Transmissão: página oficial do projeto
Facebook: www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral

Biblioteca Estação Leitura
Endereço: Estação Central do MetrôRio
Funcionamento: de segunda a quinta-feira, exceto feriados
Horário: das 14 às 20h
Catálogo digital: www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral

Biblioteca Digital Macunaíma
Endereço virtual: http://biblioteca.institutooldemburg.com.br
Lançamento: a partir de 5 de junho

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31