RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A 5ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), organizada pelo Arquivo Nacional, contará com a participação de 230 instituições de todo o Brasil, que realizarão 482 eventos on-line entre 7 e 11 de junho

O período em que ela é realizada está ligado ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho, e à época em que ocorre a Semana Internacional dos Arquivos (International Archives Week), ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). A cada ano, o ICA lança um tema diferente para inspirar os eventos, e o deste ano é “Empoderando arquivos”.

Para marcar a temática, o ICA lançou as hashtags #EmpoweringArchives e #IAW2021 para levantar questões como: de que maneira os arquivos fortalecem a responsabilidade e a transparência dos governos, por meio do acesso à informação, e colaboram para que os cidadãos possam proteger seus direitos, e de que forma desafiar a teoria e a prática arquivísticas atuais para torná-las mais diversas e inclusivas.

O ICA também preparou dois seminários on-line especiais para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos: “Construindo Pontes Digitais: digitalização para colaboração e rede”, que se concentrará na digitalização de documentos da Constituição da Unesco para o 75º aniversário da organização; e “O que eu gostaria de saber sobre a preservação digital: edição colaborativa e de rede”, co-organizado com a Digital Preservation Coalition (DPC), cujo foco recairá sobre a troca de experiências, e a importância da colaboração e da rede para atingir os objetivos da preservação digital.

Além dos seminários, serão realizados outros eventos pelo ICA durante a Semana Internacional de Arquivos. Acesse aqui para conferir toda a programação. Os eventos serão realizados em inglês, francês e espanhol, com o apoio e cooperação dos seguintes grupos e parceiros institucionais do ICA: Associação Latino-americana de Arquivos (ALA), Unesco, DPC, Escola de Administração de Empresas de Genebra HES-SO (Universidade de Ciências Aplicadas e Artes da Suíça Ocidental), a Seção de Arquivos e Direitos Humanos do ICA, entre outros.

Para acompanhar a 5ª Semana Nacional de Arquivos, com eventos organizados por instituições de todo o Brasil em português, acesse a programação completa no site http://semanadearquivos.an.gov.br e demais canais institucionais do Arquivo Nacional.

Fonte: Arquivo Nacional

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31