RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre - O Edital Iberê/CMPC oferecerá duas bolsas no valor de R$ 2,5 mil, além de custeio de transporte, hospedagem e alimentação, para artistas que residem em Guaíba, Pelotas e Rio Grande


Curso de pintura intitulado 'Encontros com Iberê' que deu origem ao Atelier Livre de Porto Alegre (Ibere e sua aluna de pintura a artista plástica Regina Silveira/divulgação: Fundação Iberê)

A Fundação Iberê prorrogou até o dia 18 de julho as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da CMPC Brasil, a iniciativa retorna a grade de programas públicos do centro cultural, oferecendo duas bolsas a artistas atuantes nas cidades de Guaíba, Pelotas e Rio Grande. O processo seletivo será realizado por uma comissão liderada pelo artista plástico Paulo Amaral.

Ao longo do mês de agosto, os selecionados trabalharão com Eduardo Haesbaert, impressor de Iberê Camargo e responsável pelo Ateliê de Gravura, técnicas para produção de obras que dialoguem com o legado do pintor. Cada um receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2,5 mil, além do custeio de transporte intermunicipal, hospedagem e diária de alimentação.

Ao final da residência, o processo de imersão na arte contemporânea será apresentado em um recorte coletivo na Fundação Iberê, promovendo o projeto e os artistas vencedores. “Nosso intuito é promover um universo de possibilidades, de maneira que os artistas selecionados possam cocriar e expandir o alcance da arte, cultura e educação, fomentando a pesquisa e a experimentação”, afirmou Daniel Ramos, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC.

Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição no site da Fundação. No mesmo documento, os interessados deverão apresentar uma carta de intenção, descrever o projeto a ser desenvolvido durante a residência e indicar links de referência para trabalhos audiovisuais e sonoros. Os artistas selecionados serão conhecidos no dia 2 de agosto.

CRONOGRAMA
Inscrições: de 20 de junho a 18 de julho de 2021
Análise de documentos: 19 de julho de 2021
Divulgação dos artistas habilitados: 20 de julho de 2021
Fase de análise dos projetos: de 21 a 31 de julho de 2021
Divulgação do resultado final: 2 de agosto de 2021
Período da residência artística na Fundação Iberê: de 10 de agosto a 10 de setembro de 2021

A Fundação Iberê tem o patrocínio de OleoPlan, Grupo Gerdau, Itaú, Grupo GPS, CMPC Brasil, Vero Banrisul, Lojas Renner, Sulgás, Renner Coatings e Dufrio, e apoio de Unifertil, Ventos do Sul Energia, Dell Technologies, DLL Group, Viação Ouro e Prata, Laghetto Hoteis, Nardoni Nasi e Isend, com realização e financiamento da Secretaria Estadual de Cultura/ Pró-Cultura RS e da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Fonte: Fundação Iberê

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31