DISTRITO FEDERAL, Brasília - A publicação possui 60 páginas compostas por imagens e histórias dedicadas ao modo de vida do povo caiçara


Acervo da exposição 'Paisagens Caiçaras' - Guaraqueçaba (PR). Foto: Antônia Moura, 2017

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá nesta terça-feira (06), a partir das 15h30, um webnário com intuito de lançar um catálogo virtual produzido a partir do conteúdo que compõe a exposição colaborativa Paisagens Caiçaras. O lançamento da publicação é mais uma etapa do projeto que é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a superintendência do Iphan no Paraná e as comunidades detentoras do Fandango Caiçara no litoral brasileiro.

Além de lançar o catálogo, será apresentado ao público a página eletrônica da exposição, criada dentro do portal do Iphan, com objetivo de dar visibilidade ao acervo de obras digitais que retratam aspectos do tempo, espaço e modo de vida do povo caiçara.

O principal objetivo do webnário é promover o diálogo a partir dos relatos dos colaboradores, divulgar o projeto Paisagens Caiçaras como um todo, além de compartilhar com o público o catálogo digital e a página eletrônica da exposição virtual. Ambos foram construídos a partir de materiais imagéticos, sonoros e audiovisuais enviados pela sociedade civil por meio de campanhas realizadas entre outubro de 2020 e abril de 2021.

O webnário acontecerá por videoconferência e será aberto ao público por meio do link: https://meet.jit.si/PaisagensCaicaras Como uma roda de conversa, os participantes falarão sobre os diferentes contextos de produção dos materiais e as questões que mobilizaram os registros que compõem tanto a mostra quanto o catálogo.

“Este evento será uma oportunidade para que se promovam discussões e reflexões sobre as paisagens culturais caiçaras, entendendo-as não como uma natureza de Mata Atlântica intocada, ou “preservada” da ação humana, mas sim, a partir da relação das pessoas e comunidades que tradicionalmente habitam neste ecossistema com a sua fauna, flora, solos e cursos d’água”, comentou a superintendente do Iphan no Paraná, Rosina Parchen.


Foto: divulgação/Iphan

O catálogo
A publicação apresenta os trabalhos que integram a primeira edição da exposição virtual Paisagens Caiçaras. Reúne parte do material enviado pelo público durante uma campanha realizada entre março e abril deste ano e traz olhares sobre a paisagem cultural de diferentes pontos de vista e lugares de fala

Trata-se de um compilado de registros produzidos por pessoas de formações heterogêneas (detentores, pesquisadores, artistas, estudantes, professores, entre outros), e que foram enviados de modo colaborativo, resultando em uma experiência sensível e plural, construída por muitas mãos, como nos mutirões.

A exposição
Atualmente, a exposição virtual colaborativa “Paisagens Caiçaras” reúne 173 trabalhos em áudio, imagem, vídeo e texto relativos ao território e povo caiçara, que foram selecionados a partir do envio feito por 33 colaboradores, durante duas campanhas na internet.

Para dar andamento ao projeto, um próximo encontro com este mesmo formato está previsto para acontecer em agosto de 2021 na Semana do Patrimônio. A programação incluirá a apresentação de mais três paisagens em audiovisuais que estão em produção pela equipe de curadoria a partir da releitura dos trabalhos selecionados para exposição. O material deverá ser disponibilizado no canal do Iphan no YouTube.

Conheça o catálogo da exposição Paisagens Caiçaras

Para saber mais sobre as outras etapas deste projeto, acesse:
Site do projeto Paisagens Caiçaras
Página da exposição no site do Iphan: “Paisagens Caiçaras – Difusão de narrativas sonoras, imagéticas e audiovisuais”

Serviço
Webnário de lançamento do catálogo da exposição “Paisagens Caiçaras”
Data: 06/07/21 (terça-feira)
Horário: 15h30
Transmissão por videoconferência: plataforma Jitsi https://meet.jit.si/PaisagensCaicaras

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31