MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Caminho “Nos Passos de Dom Viçoso” ligará Catas Altas à Mariana, tradicional destino do segmento


Cidade de Mariana será o ponto final do caminho. Crédito: Pedro Vilela/MTur

O turismo religioso de Minas Gerais ganhou mais um atrativo nos últimos dias. Trata-se do caminho “Nos Passos de Dom Viçoso”, que liga o Santuário do Caraça, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, à cidade histórica de Mariana, que é um dos principais polos do segmento no estado. Ao todo, são 88km que passam nas cidades de Morro da Água Quente, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Santana do Morro e Camargos, terminando em Mariana, podendo ser percorrido a pé ou de bicicleta.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou a importância histórica dessa região para o turismo religioso, e parabenizou a iniciativa. “Ver que o nosso turismo está se renovando e criando novos roteiros é animador. Isso só mostra que estamos fortalecendo o nosso setor para retomarmos com tudo”, disse.

Segundo os idealizadores do projeto, os peregrinos contarão com vários marcos de quilometragem que já estão instalados e podem ser vistos a cada quilômetro, placas de sinalização e oratórios espalhados por todo o percurso, com mensagens baseadas nas virtudes de Dom Viçoso. Além disso, os turistas poderão desfrutar de uma boa estrutura de hospedagem ao longo do trajeto, com hotéis e pousadas.

O novo caminho também separou um espaço para a culinária mineira. Ao longo do percurso, os peregrinos poderão se deliciar com os tradicionais pratos mineiros cozinhados no fogão a lenha e com as sobremesas que só o estado tem. Não é à toa que a culinária de Minas Gerais foi considerada excelente por 96% dos turistas internacionais que visitaram o país em 2019.

CIDADE TURÍSTICA
Outra novidade na reestruturação de rotas turísticas brasileiras é a tradicional Araxá (MG) que aderiu, nesta semana, ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra. Atualmente, o circuito já engloba outras 19 cidades mineiras. Com isso, será possível que o município receba recursos do governo estadual e federal para fomentar e promover o turismo na cidade. “Uma cidade tão tradicional no setor não podia ficar de fora de um circuito como esse”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Fonte: MTur - Victor Maciel

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31