MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Periódico também destaca atividades extensionistas que combatem a pandemia

Capa da nova edição da Revista 'Interfaces' (Vitória Teixeira Costa)

A nova edição da Interfaces, a Revista de Extensão da UFMG (v. 9, n. 1, 2021), apresenta as contribuições da extensão universitária para o enfrentamento da pandemia por meio de artigos escritos por pesquisadores e pesquisadoras de diversas regiões do Brasil. Editado pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG, o número faz também uma homenagem ao educador Paulo Freire.

A revista é aberta pelo cordel Aprendi lendo caju, criado para a 20ª Jornada de Extensão pelo dramaturgo, ator e professor do Teatro Universitário (TU) da UFMG Fernando Limoeiro. Em seguida, diversos textos abordam experiências educativas, vozes populares e práticas extensionistas como forma de resistência e superação, dando materialidade à esperança freireana.

Extensão, diversidade e saúde
No artigo Por uma universidade mais diversa, os autores Raquel da Silva Silveira, Raquel Guerreiro e Leandro Peratz Gomes relatam a importância da política de cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a criação do Coletivo de Extensão e Pesquisas Anticapacitistas.

As vivências do programa de extensão Promovendo a saúde da criança hospitalizada e do seu familiar por meio da música, vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), também são destacadas na edição. Jeane Barros de Souza, Juliana Praxedes Campagnoni, Emanuelly Luize Martins, Ricardo Demeneck Reinaldo, Luana Reis e Tatiana Xirello discorrem sobre as intervenções, os cuidados humanizados e a capacidade da música de amenizar a dor, o medo e as incertezas em relação ao futuro.

No editorial Um ‘imperativo existencial e histórico' em um cenário de barbárie, o editor-chefe da Interfaces e professor da Faculdade de Letras da UFMG, Leandro Diniz, faz uma reflexão sobre como a pandemia de covid-19, que provocou a morte de mais de 500 mil pessoas, abalou a esperança do povo brasileiro.

Os textos que integram a nova edição da Revista Interfaces podem ser lidos nas versões em português e espanhol.

Como colaborar
Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos que desenvolvem pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter artigos e relatos de experiências para os próximos números.

Os textos deverão ser enviados por meio do site da revista, onde estão disponíveis todas as normas e instruções para submissão.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: UFMG (Com Assessoria de Comunicação da Proex)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31