MINAS GERAIS, São João del-Rei - O Museu Regional de São João del-Rei realiza, durante o mês de setembro, a mostra "Cinema Brasileiro – Economia e Produção", como parte da 10ª Primavera de Museus do Ibram.

Serão quatro sessões cinematográficas abertas ao público geral, com filmes produzidos por diferentes meios de financiamento, ao longo de diversos períodos da história do cinema nacional. Cada sessão será seguida de palestra relacionada ao período de produção do longa-metragem, com a emissão de certificados de participação ao final do mês.

Seguindo o tema da Primavera de Museus deste ano – "Museus, Memória e Economia da Cultura" – os filmes apresentados abordam a tentativa de industrialização do cinema pela Cia. Cinematográfica Vera Cruz (1949-54), o financiamento público através da estatal Embrafilme (1969-90), as leis de incentivo à cultura e a Lei Rouanet (1991-) e, por fim, a criação da Agência Nacional de Cinema – Ancine (2001-).

Nesta quinta-feira (08), acontece a primeira sessão, com apresentação do filme "Candinho" (Brasil, 1954), estrelado por Amácio Mazzaropi. O Longa-metragem, produzido pela Vera Cruz e dirigido por Abílio Pereira de Almeida, narra a história de um órfão encontrado num riacho de águas sujas, junto com um pequeno filhote de jumento. O roteiro, baseado em um conto de Voltaire, acompanha as desventuras do protagonista, que é expulso da fazenda onde foi achado, no interior de Minas Gerais, e parte para São Paulo, com a intenção de encontrar sua mãe verdadeira.

Após o filme acontece a palestra com Mariana Fernandes, jornalista e mestranda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir do filme apresentado, a palestra discorre pela história da Cia. Cinematográfica Vera Cruz.

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Arrecadação
O Museu Regional realiza uma Campanha de Arrecadação de Leite durante todo o ano. Estamos recolhendo leite (em pó ou de caixinha) e Aptamil 2, que são encaminhados a instituições de caridade da cidade de São João del-Rei. Contribua com a nossa campanha!

Programação:
Sessão: "Candinho" (1954)
Data: 08 de setembro, às 15h.
Palestra: Industrialização do Cinema pela Cia. Vera Cruz.
Palestrante: Mariana Fernandes, jornalista e mestranda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sessão: "Pixote – A Lei do Mais Fraco" (1980)
Data: 15 de setembro, às 15h.
Palestra: Embrafilme e o financiamento estatal.
Palestrante: a confirmar

Sessão: "Terra Estrangeira" (1996)
Data: 22 de setembro, às 15h.
Palestra: Lei Rouanet e os incentivos fiscais à cultura.
Palestrante: Flávio Reis, historiador e mestrando em Comunicação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Sessão: "Saneamento Básico – O Filme" (2007)
Data: 29 de setembro, às 15h.
Palestra: A Ancine e produção atual do cinema nacional.
Palestrante: a confirmar

Museu Regional de São João del-Rei
Telefones: (32) 3371-7663 / 3371-7242
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: http://www.facebook.com/museuregionalsjdr

Fonte: MRSJDR

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31