PARANÁ, Curitiba - O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu neste mês de julho mais 93 obras de arte asiática, uma complementação da doação de quase 3 mil peças feita em 2018 pelo professor e diplomata Fausto Godoy


Foto: José Fernando Ogura

As obras foram reunidas por ele ao longo de décadas e são oriundas de países como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar. A doação tornou o MON detentor da mais significativa Coleção Asiática da América Latina.

“Disputada por outras instituições do Brasil e por colecionadores do exterior, ao vir para o MON, a Coleção Asiática enriqueceu o acervo do Museu”, comenta a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.

“Recebermos agora uma complementação desta importante coleção ratifica o papel do Museu como espaço aberto para manifestações artísticas de variadas culturas, incluindo Ásia, América Latina e África, seguindo uma tendência atual dos principais museus”, complementa.

Novas obras
Entre os itens recém-doados ao Museu Oscar Niemeyer, o professor e diplomata Fausto Godoy destaca peças de cerâmica japonesa Satsuma. “Temos aqui quatro vasos que retratam o conflito de poder entre japoneses e ocidentais. São peças de exportação, feitas para atender ao gosto do mercado europeu”, explica.

Ele também destaca as obras em cerâmica da dinastia tribal Liao, do século 10. “São peças utilitárias, monocromáticas, mais rústicas e austeras”, afirma o professor. “Não eram peças decorativas, mas sempre utilitárias e funcionais, que nos contam muito sobre aquela cultura”, diz.

Ao longo dos últimos três anos, o público teve amplo acesso à coleção, que tem centenas de suas obras expostas na mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, disponível na Sala 5 e também em formato virtual, na plataforma Google Arts & Culture. Além disso, o MON promoveu diversas oficinas artísticas, mediações, conferências e outras ações relacionadas à Coleção Asiática, em formato presencial e on-line.

Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa Coleção Asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço
“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”
Sala 5
bit.ly/ÁsiaNoMON
Museu Oscar Niemeyer
www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: SECC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31