DISTRITO FEDERAL, Brasília - O concurso vai premiar trabalhos classificados em primeiro e segundo lugares; interessados podem se inscrever até 12 de setembro de 2021


Violeiro, arte em barro de Manuel Eudócio, Alto do Moura, Caruaru/PE, 2005 (Foto: Francisco Moreira da Costa/Acervo CNFCP-Iphan)

Estão abertas as inscrições do Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular. O concurso é voltado para trabalhos inéditos, de caráter monográfico, realizados individualmente ou em grupo, cujo tema se situe no campo de estudos sobre cultura popular e folclores brasileiros. Com premiações de R$ 25 mil e R$ 20 mil para o primeiro e o segundo lugares, respectivamente, o certame é realizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As inscrições ficam abertas até o dia 12 de setembro de 2021.

Realizado anualmente, o prêmio foi criado em 1959 com o objetivo de fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e a atualização da produção de conhecimento voltado para esse campo de estudos. O concurso vai premiar os trabalhos classificados em primeiro e segundo lugares. O edital também prevê a indicação de até três menções honrosas, que receberão título de destaque exclusivamente. De acordo com o edital, são considerados trabalhos inéditos textos inseridos em documentos de circulação restrita a universidades, congressos, encontros e centros de pesquisa.

“O Prêmio Silvio Romero é uma das ferramentas utilizadas pelo Iphan para estimular a pesquisa sobre temas relacionados ao Patrimônio Cultural, reconhecendo o trabalho de quem dedica a vida a conhecer um pouco mais da cultura do Brasil”, avalia a presidente do Iphan, Larissa Peixoto. “Além disso, o reconhecimento do prêmio é uma forma de dar visibilidade a trabalhos de excelência, que muito contribuem à sociedade, e por isso devem ser conhecidos pela população.”

De acordo com o edital, dentre outros aspectos, as monografias concorrentes deverão contribuir com o aprofundamento e renovação dos estudos de folclore e cultura popular e, ainda, possuir domínio da bibliografia especializada e consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados. Os trabalhos deverão ser apresentados em arquivo digital, em formato PDF, com no mínio 100 e, no máximo, 300 laudas de texto corrido, bibliografia e anexos. A formatação do texto deverá ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens de 2,5 cm.

A Comissão Especial de Seleção, que avaliará os trabalhos, será composta por cinco especialistas reconhecidos pela contribuição ao campo, designados pelo CNFCP. O resultado final do concurso será publicado até 13 de dezembro.

Silvio Romero
Nascido em Lagarto (SE), em 1851, Silvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero foi um filósofo, professor, crítico literário, ensaísta, poeta e político brasileiro. No Recife, cursou a Faculdade de Direito e, na década de 1870, colaborou como crítico literário em jornais pernambucanos e cariocas. Autor de uma vasta obra no decorrer de sua vida, publicou O Elemento popular na literatura do Brasil e Cantos Populares do Brasil, resultado de pesquisas sobre o folclore.

Pesquisador da produção literária do Brasil, Romero é um dos pioneiros da crítica literária no país. Foi professor catedrático da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais e deputado federal eleito por Sergipe. Em 1901, recebeu a medalha da ordem de São Thiago, oferecida pelo rei dom Carlos I de Portugal. No ano seguinte, ingressou na Academia de Ciências de Lisboa e no Instituto de Coimbra, em Portugal. Silvio Romero é um dos membros-fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Serviço
Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
Data: até 12 de setembro de 2021
Inscrições: Edital do Prêmio

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31