MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O Museu Mineiro inaugura, na próxima quinta-feira (5/8), a exposição “Amigas da Cultura” na Sala de Exposições Temporárias II

A exposição celebra a doação de 44 peças do acervo da Associação Amigas da Cultura para o Museu Mineiro. A coleção é formada majoritariamente por itens de imaginária mineira e peças de prata.

Desde 2001, as peças que compõem a nova exposição temporária do Museu Mineiro estiveram cedidas, a título de comodato, à instituição, e compuseram outras exposições e atividades promovidas pelo Museu.

A Associação Amigas da Cultura foi criada informalmente no ano de 1953, quando um pequeno grupo de mulheres mineiras e estrangeiras se reuniram com a proposta de realizar atividades socioculturais diversas, visando compartilhar conhecimentos sobre Literatura, Arte e Ciência, ampliar os conhecimentos de suas integrantes e se aproximar culturalmente de intelectuais e artistas mineiros.

Já nos anos iniciais, as 31 Amigas da Cultura que formaram o grupo pioneiro adotaram uma prática que se tornou característica da agremiação feminina ao longo dos anos: dar apoio e incentivo ao trabalho intelectual e artístico de nomes conhecidos e de jovens que começavam a emergir na vida cultural mineira. Numa época em que eram muitas as dificuldades enfrentadas pelos jovens artistas, que recebiam pouco apoio para divulgar seus trabalhos, as Amigas da Cultura procuravam promovê-los. Assim, nas reuniões da Associação havia oportunidade tanto para artistas conhecidos como para os iniciantes.

Durante as décadas de atividades culturais e artísticas contínuas, o número de associadas cresceu exponencialmente. Assiste-se, ao longo dos anos, a uma fase de organização formal e consolidação do grupo. Assim, a pequena agremiação de 31 mulheres que constituiu o núcleo inicial das Amigas da Cultura chegou a ter mais de 300 associadas, realizando durante todo esse tempo suas atividades com dedicação, iniciativa, dinamismo, determinação e amor pela cultura e arte.

A atuação dessas mulheres aliada à colaboração de vários segmentos artístico-culturais mineiros e o apoio de pessoas e entidades privadas e públicas, permitiu que as Amigas da Cultura lograssem, ao longo dos anos, promover dezenas de palestras e conferências, exposições de artes, recitais musicais, cursos de arte e cultura, apresentações de dança e teatro, viagens culturais por Minas Gerais, pelo país e ao exterior, além de premiar e conceder regularmente bolsas de estudos a jovens artistas promissores.

Há que se acrescentar a esses feitos, ainda, a reunião de coleções de obras de arte como a que foi doada no início deste ano ao Museu Mineiro e um acervo de 102 itens doado na década de 1970 à UFMG.

Após quase 70 anos de existência, a Associação Amigas da Cultura decidiu, em 2019, encerrar suas atividades e doar o lote do seu acervo formado pela Coleção de Imaginária Mineira e peças de prata para o Museu Mineiro. Essa doação vem consolidar a trajetória das Amigas da Cultura como fomentadoras da arte e da cultura, permitindo uma vez mais a democratização do acesso aos bens culturais em suas mais distintas manifestações.

MUSEU MINEIRO
Localizado na Avenida João Pinheiro, integrante do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, o Museu Mineiro está instalado em um edifício eclético construído em fins do século XIX pela Comissão Construtora da Nova Capital. Tendo sido construída para servir de residência para o Secretário da Agricultura, a edificação serviu de sede para o Senado Mineiro, foi a Pagadoria Geral do Estado até se tornar a sede do Museu Mineiro.

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, como Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti, entre outros.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.

SERVIÇO
Exposição Temporária Amigas da Cultura
De 5 de agosto a 5 de setembro de 2021
Horário: de terça a sexta, de 12 às 19h. Sábados e domingos, de 11h às 17h.
Local: Sala de Exposições Temporárias II do Museu Mineiro

Museu Mineiro
Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Centro – BH/MG. CEP: 30130-180
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/
Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro/
Site: http://www.museumineiro.mg.gov.br/

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31