MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Artista argentino que faz sucesso em todo o mundo deslocando edifícios, marcos arquitetônicos e objetos de seus “lugares-comuns” terá sua obra exibida no circuito Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a partir de setembro deste ano; mostra percorrerá Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo


A piscina de Leandro Erlich (Swimming Pool, 1999). Versão produzida para o museu argentino Malba. Foto: Guyot/Ortiz

Vai parecer uma reforma completa, mas é bem mais que isso: uma exposição. A partir de 15 de setembro deste ano, um conjunto de 19 obras vai mexer com a forma como vemos o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil: barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode entrar de roupa e ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich.

A exposição que chega ao Brasil tem um nome bastante explícito, “A tensão” (e sonoramente ambíguo: quem não lê pode ouvir “atenção”), revelador de um dos prováveis sentimentos que os visitantes sentirão diante das instalações do artista. Isso porque Erlich trabalha com referências que são, literalmente, “lugares-comuns”, espaços que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas deslocados da condição de normalidade. Como afirma o curador da exposição, Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida. O que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”, sintetiza.

Leandro Erlich, nascido em 1973 e produzindo suas obras em seus ateliês em Buenos Aires e Montevidéu, está, assim, constantemente rompendo as fronteiras que normalmente acreditamos existir entre a realidade e a ilusão. Em entrevista ao jornal argentino Clarín, o artista explicou seu projeto: “Estou interessado principalmente em transformar elementos que as pessoas acreditam que não podem ser transformados, que não podem ser diferentes. Trata-se de uma utopia de apresentar a possibilidade de transformar o que existe em uma outra coisa, e essa ação nos convida a imaginar a realidade de uma maneira diferente”.

Uma das mais bem sucedidas experiências nesse sentido – que se tornou uma de suas obras mais populares e desconcertantes – é “Swimming Pool” (piscina, em português), que será instalada no pátio do CCBB Belo Horizonte. Atração onde quer que seja exposta, a piscina de Erlich provoca sensações absurdas tanto por quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora: uma camada de água entre um lado e outro cria a ilusão de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina em que não precisam respirar.

Outra obra desconcertante e grande destaque entre as instalações de Erlich presente na exposição de Belo Horizonte é “Classroom”. Nela, quando o visitante adentra na sala, sua imagem é refletida num vidro, como se ele fizesse parte de uma cena diferente. Nessa cena, o visitante se parece com uma espécie de fantasma, como se estivesse numa sala de aula abandonada – as memórias de infância se projetam para um cenário de crise e de abandono.

Acima e abaixo, a obra “Classroom” (1999), de Leandro Erlich, em versão criada para o Malba . Foto: Guyot/Ortiz


Em diferentes trabalhos, Erlich recorre à ideia de recorte visual sugerida pelas janelas. Um desses trabalhos, que será exposto no Brasil, se chama, justamente, “Blind Window”. “O que guarda a memória? Nosso cérebro ou nossos olhos?”, perguntou o artista, de forma retórica, durante uma entrevista no Japão. “Gosto da ideia de pensar que o olho, ou o vidro, também são capazes de guardar histórias”. É justamente essa a proposta de Erlich ao fixar paisagens, situações imaginárias e inusitadas, em objetos arquitetônicos ou decorativos, como uma janela ou um falso espelho num elevador.

Erlich participou de algumas grandes exposições no Brasil. Em 1997, integrou o rol de artistas que estiveram na 1ª Bienal do Mercosul e, em 2004, figurou entre os nomes da 26a Bienal de São Paulo. Em 2001, representou a Argentina na 49ª Bienal de Veneza, onde voltou a estar em 2005. São, também, dezenas as grandes exposições coletivas em que Erlich esteve, assim como são dezenas as exposições individuais de Erlich pelo mundo: New York, Barcelona, Londres, Seul, Paris, Buenos Aires: onde quer que seja exposta, a arte de Leandro Erlich provoca o público.

Num texto de 2021 publicado em seu blog, o especialista em arte latino-americana Hans Herzog associou o trabalho de Erlich ao trompe-l’oeils de Escher, por provocarem espanto e surpresa e por serem “levemente sinistros”. E cita o crítico Rodrigo Alonso, que num texto de 2014 defendeu que a obra do argentino rompe com os automatismos do nosso mundo, ao “desafiar a gravidade, inverter os espaços, enganar o olhar”, entre outras estratégias de construção de verossimilhança e de potencialização do insólito.

Ao deslocar o conhecimento prévio do espectador daquilo que poderíamos chamar, agora recorrendo a um lugar-comum da linguagem, de “zona de conforto”, Erlich coloca o expectador necessariamente em confronto com o que dizia sua experiência sobre dada situação, exigindo “um engajamento e uma atenção participativa para desvendar cada obra”, explica o curador Marcello Dantas: “cada situação só se materializa com a presença do público, em que a obra abre um espaço de acontecimento. O título da exposição já conclama essa dúvida: pede-se atenção ao mesmo tempo em que carrega em si o mistério provocado pela tensão que existe no espaço vazio antes da participação”, completa.

As ilusões óticas e a subversão da realidade propostas por Erlich fazem dele um artista, simultaneamente, conceitual e tremendamente popular. A exposição “Ver e crer”, no Museu Mori de Tokio, aberta no fim de 2017, atraiu 400 mil espectadores pagantes nos três primeiros meses, superando a bilheteria alcançada pelo japonês Takashi Murakami (315 mil ingressos) e se aproximando do resultado obtido pelo Ai Weiwei (460 mil) no mesmo período. À época, o museu destacou o interesse que a obra do argentino provocava entre os jovens e adolescentes, que representavam cerca de metade dos visitantes.

Além de provocar o olhar destes visitantes em particular, as obras de Erlich convidavam à interação nas redes sociais: o Instagram ficou cheio de fotos de jovens integrados ao espaço expositivo e esse foi um dos motores, também, do sucesso de público. Em 2018, ao transformar o teto de uma enorme loja de departamentos de Paris em céu artificial, foi chamado pela imprensa, positivamente, de “manipulador do real” e de “o mágico da arte”. A reputação se manteve quando expôs no Museu de Arte Latino- americana de Buenos Aires (Malba), em 2015, fazendo “desaparecer” um pedaço de um grande obelisco da capital argentina enquanto uma réplica da ponta do monumento era exibida na porta do museu.

Montar uma exposição de Leandro Erlich não é tarefa simples. Ao trabalhar com peças grandes e instalações que exigem adaptações específicas para os espaços expositivos, e que rompem com a lógica cotidiana da arquitetura e do urbanismo, parte das as obras de Erlich exige uma montagem prévia, que está sendo feita em galpões no próprio Brasil, antes de serem levadas ao CCBB.

“Vamos proporcionar ao nosso público a oportunidade de viver uma experiência cultural única, com todo o cuidado e a segurança que o momento requer. Nosso espaço foi adaptado aos protocolos sanitários, e construímos novas alternativas para continuarmos a oferecer às pessoas a oportunidade de visitar, gratuitamente, acervos e exposições nacionais e internacionais,” afirma a Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, Gislane Tanaka.

Desse modo, a tensão provocada pelo artista é resultado não apenas de uma percepção aguda das possibilidades visuais de uma dada situação, mas também de uma preocupação com o próprio espaço que abriga as mostras, que se tornam, desse modo, únicas. A percepção da piscina em Belo Horizonte, num prédio histórico, será bastante diferente da provocada pela instalação no Malba, de Buenos Aires, por exemplo, um prédio bem mais moderno.

Justamente por dialogar com o entorno e com as experiências prévias dos visitantes, o trabalho de Leandro Erlich expressa como poucos nossa época. Como explica Marcello Dantas, essa é também uma sensação progressiva: “A cada etapa dessa viagem pela exposição, nos damos conta da relação entre expectativa, tensão e atenção que traduzem o espírito de um tempo de incertezas”.

“A exposição propõe despertar diferentes olhares do público sobre uma determinada realidade. Provocativo e ousado, o artista busca transpor o que se espera”, afirma Júlio Vezzaro, diretor comercial e de produtos da BB DTVM, patrocinadora da exposição. “Assim como Leandro Erlich, a BB DTVM acredita na transformação e sabemos que as mudanças acontecem quando nos desfiamos. Somos uma empresa inovadora que apoia a cultura, o esporte e contribui para construir uma sociedade ainda mais sustentável”, finaliza.

Serviço
Exposição: “A tensão”
Artista: Leandro Erlich (1973-)
Onde: circuito Centro Cultural Banco do Brasil
- Belo Horizonte, de 15.09 a 22.11.2021
- Rio de Janeiro, de 05.01.2022 a 07.03.2022
- São Paulo, de 13.04.2022 a 20.06.2022

Circuito Liberdade
O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Acesse o site do CCBB em: bb.com.br/cultura.

Protocolo de funcionamento do CCBB durante a pandemia de Covid-19
Para acesso ao prédio do CCBB Belo Horizonte é indispensável a emissão de ingresso online. Antes de agendar sua visita, leia com atenção as informações disponíveis em https://bit.ly/3y9mmDw, que fazem parte do novo protocolo de funcionamento do CCBB Belo Horizonte, conforme Decreto Municipal 17.361 de 22 de maio de 2020.
- Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h
- Bilheteria: não há bilheteria física, os ingressos devem ser emitidos pelo site bb.com.br/cultura com apresentação do QR Code na entrada do CCBB
- Acesso ao prédio: será permitido apenas com agendamento pelo site bb.com.br/cultura. Lembramos que o número de pessoas que podem agendar visitação em cada horário é limitado e que não será possível reagendar novamente a visita.
- O ingresso é válido para o dia e horário agendados
- Guarda-volumes: está suspenso. Use somente o indispensável para sua visita
- Não é permitida a entrada nas salas de exposição portando mochilas ou malas
- Bebedouros: os bebedouros foram adaptados e a utilização é somente para coleta de água com recipi- entes individuais
- Máscara: uso obrigatório, cobrindo o nariz e a boca, durante a permanência no CCBB
- Aferição de temperatura: a temperatura dos visitantes será aferida na entrada no CCBB. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5o serão orientadas a buscar atendimento médico especializado
- Visitação: a visitação tem fluxo unidirecional. Oriente-se pela sinalização e uma vez iniciada a visita não retorne ao ponto inicial
- Oriente-se pela sinalização e mantenha a distância de 2 metros
- Elevadores: pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou que precisem de acompanhamento pos- suem atendimento priorizado. Recomendamos o uso das escadas aos demais usuários
- Banheiros: limitação da capacidade além da instalação de dispensadores de álcool gel
Entrada e saída acessível: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que neces- sitem da rampa de acesso podem entrar e sair pela rua Claudio Manoel
Programa Educativo: as atividades presenciais do Programa Educativo estão suspensas

Fonte: CCBB BH

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