MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Como parte integrante da programação da 15ª Primavera dos Museus, o Museu dos Militares Mineiros lança o Catálogo Virtual MMM, que reúne informações a respeito do acervo de objetos do espaço

O intuito da criação do Catálogo Virtual MMM é preservação do acervo em exposição do museu, bem como o conceito expográfico e curatorial, pensando em futuras mudanças que podem ocorrer no museu.

A publicação auxilia na divulgação do acervo em ambiente digital, viabilizando o acesso para diversos públicos que, com esse conteúdo, podem construir novas interpretações e pontes com as corporações militares de Minas Gerais.

O catálogo é resultado do Projeto de Vivência Profissional Supervisionada em Museologia B, realizado pela estudante Bruna Ferreira, do 8º período de Museologia da UFMG, e também estagiária do Museu dos Militares Mineiros. A disciplina é ministrada pela profª. dra. Letícia Julião e o trabalho foi orientado pela prof.ª. dra. Ana Cecília Rocha Veiga, entre os meses de junho a setembro de 2021.

Acesse AQUI o Catálogo Virtual MMM

Museu dos Militares Mineiros
Inaugurado em 19 de março de 2014, o Museu dos Militares Mineiros está instalado em um edifício datado do início do século XX, anteriormente ocupado pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais. O edifício está localizado no cruzamento entre as ruas Aimorés e Rio Grande do Norte, em Belo Horizonte, e compõe o Conjunto Urbano Praça Tiradentes e Adjacências, tombado pela Prefeitura Municipal desde 1994.

O Museu tem como principal objetivo conservar e apresentar ao público a memória e a cultura das duas corporações militares do estado de Minas Gerais: o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar.

O acervo da instituição é composto por itens das coleções pertencentes às duas corporações. O conjunto ilustra a história do Corpo de Bombeiros e da Polícia desde o século XVIII, com as primeiras atividades militares do estado, e bens de diferentes tipologias, como equipamentos de trabalho, vestuário, insígnias, instrumentos musicais, livros, documentos, fotografias etc.

Entre os itens atualmente em exposição no Museu estão: uniformes, patentes, equipamentos de combate a incêndio, medalhas e condecorações, armamentos e munições, instrumentos musicais, fotografias e documentos importantes sobre as corporações que retratam um pouco sobre a história do estado de Minas Gerais.

O Museu dos Militares Mineiros é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Museu dos Militares Mineiros
Endereço: Rua Aimorés, 698 – Funcionários – BH/MG. CEP: 30130-180
Contato: (31) 3058-1587 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: https://www.facebook.com/museudosmilitaresmineiros/
Instagram: https://www.instagram.com/museudosmilitaresmineiros/

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31